Uma pessoa que não trabalha com o que gosta dificilmente terá uma vida bem-sucedida. Por isso, em casos de grande insatisfação é preciso dar uma guinada na vida profissional e trilhar novos caminhos. Já pensou nisso?

Problemas profissionais têm influência sobre aspectos pessoais, financeiros, familiares e sociais, além de impedir o atingimento de alguns objetivos de vida.

Se você está passando por esta situação, este artigo vai te ajudar a fazer grandes mudanças na sua carreira profissional e ter sucesso em uma nova empreitada. Boa leitura!

Por que dar um 360 na vida profissional

Para mudar a sua vida profissional, você deve saber, antes, o porque isso será importante para todas as outras áreas. Por isso, separamos alguns dos principais motivos pelos quais você deve sair da sua zona de conforto e tomar uma atitude de mudança:

Para trabalhar com o que ama

Se você se encorajar para buscar mudanças, poderá perceber que a possibilidade trabalhar com o que ama será muito melhor. Se você está insatisfeito com o seu emprego atual, procure por novas oportunidades para que você possa fazer algo que lhe seja prazeroso.

Identifique áreas e atividades com as quais você tenha maior familiaridade ou interesse. O trabalho não precisa, necessariamente, ser algo massante ou degradante. Além de fazer um serviço mais bem feito, você se sentirá mais satisfeito consigo mesmo.

Para ganhar mais dinheiro

Qualquer que seja a sua profissão, a questão financeira sempre será um aspecto a ser considerado. Caso você sinta que não está sendo bem remunerado e que merece uma recompensa melhor pelo seu trabalho, há duas opções: pedir um aumento ou realizar uma grande mudança.

Um pedido de aumento aprovado pode dar um up nas suas finanças, mas você pode ir alé. Imagine, por exemplo, ser dono do seu próprio negócio e ganhar muito mais dinheiro com isso?

Para ser bem-sucedido

A sua satisfação com o seu trabalho vai influenciar, sem dúvidas, na sua felicidade pessoal. Dessa forma, ser bem-sucedido é o objetivo de qualquer pessoa.

Muitas empresas não dão perspectiva de crescimento para o empregado. Seja pela falta de oportunidades, seja pelo organograma apertado ou seja pela falta de estrutura. Para ser bem-sucedido, no entanto, é preciso ver um horizonte e ter a confiança de que você conseguirá atingir todas as suas metas pessoais por meio do trabalho.

Para se dedicar melhor à família

Melhorando a vida profissional, sobra mais tempo para passar com a família. Além disso, um profissional bem-sucedido pode investir mais em coisas que podem agregar na sua relação e convivência com os seus familiares.

Afinal, de que adianta colher os frutos do seu sucesso profissional sem dividi-lo com quem você ama? Muitas pessoas ficam estressadas com o trabalho e acaba levando esse clima ruim para casa. Quando você está de bem com a sua vida profissional, você consegue aproveitar melhor a presença dos seus parentes, sem dores de cabeça e com um bom ambiente.

Para ter mais tempo para você

De nada adianta trabalhar o dia inteiro e, ao final dele, perceber que tudo o que ganhou foi estresse. Ficar horas e horas trabalhando pode ser inútil se você não desfrutar das suas conquistas. Portanto, saiba dosar e dividir o seu tempo entre vida profissional e pessoal.

O lazer também é importante na vida de qualquer pessoa. Portanto, buscando melhorias na sua vida profissional, você terá mais tempo para descansar e se divertir. Procure trabalhar com algo que não lhe dê dor de cabeça e te consuma, não permitindo, assim, que isso afete o seu psicológico.

Como fazer isso

Agora que você já sabe os motivos para buscar mudanças e melhorar a sua vida profissional, confira agora as nossas dicas práticas de como fazer isso:

     1. Mudando de emprego

Em muitos casos, não adianta tentar a mudança dentro da mesma empresa. Isso porque, se o salário for baixo e não houver oportunidades de crescimento, a queda na produtividade será fatal. Então, que tal pedir demissão e mudar de emprego?

Experimente respirar novos ares e se engajar com novos projetos. Sair da zona de conforto pode ser um ótimo convite para crescer como profissional.

      2. Mudando de área ou função

Se você gosta de onde trabalha mas ainda assim busca por mudança, o ideal é buscar uma promoção ou pedir transferência para outra área. Com isso, você deve tentar se destacar e fazer a diferença para merecer isso.

Como já dissemos, aceitar novos desafios pode provocar crescimento e satisfação profissional.

      3. Se especializando

Independentemente do que você faz e qual cargo que exerce, conhecimento é fundamental. Busque se especializar profissionalmente em algo que goste e lhe dê um bom retorno.

Você pode buscar conhecimento da forma tradicional, se matriculando em cursos de graduação, pós-graduação e MBA, por exemplo, ou estudando por conta própria pela internet. Hoje em dia, é possível tirar certificações online que são bastante valorizadas e reconhecidas para melhorar o seu currículo.

     4. Tome a iniciativa o mais rápido possível

De nada adianta você querer melhorias na sua vida profissional se ficar esperando que elas caiam do céu. Você deve tomar a atitude de correr atrás para que seja possível desfrutar de conquistas.

Não fique adiando o seu planejamento. Comece o quanto antes!

     5. Abrindo o próprio negócio

Quem não quer ser o próprio chefe, fazer suas próprias regras e ter um sucesso profissional maior? Pois é. Empreendendo, você pode conquistar a sua independência financeira e ir ainda mais longe como profissional. Se você acha uma atitude muito arriscada, fique tranquilo: dá para empreender sem sair do emprego.

Dicas importantes

  • Saiba o que você quer: Trace metas para atingir por meio dos seus esforços profissionais. Assim, fica mais fácil identificar o que precisa ser feito e a maneira com que você agirá;
  • Liste prioridades: Depois de traçar as suas metas, defina prioridades. É importante que seja feita uma coisa de cada vez. Assim, você poderá focar em um objetivo sem atrapalhar outros;
  • Saia da zona de conforto: Mudanças exigem coragem. Para começar algo novo e obter algo que nunca teve, é preciso fazer algo que ainda não havia sido feito. É preciso ousar;
  • Seja otimista e paciente: O seu sucesso não virá da noite para o dia. É necessário ter paciência e a confiança de que o seu momento chegará. Por isso, não desista e siga atrás dos seus objetivos;
  • Estude sempre: Adquirir conhecimento deve ser meta constante na vida de qualquer profissional.  Sempre há algo novo para aprender ou aperfeiçoar;
  • Respeite as suas crenças: Não vale a pena passar por cima de valores e princípios por dinheiro, por sucesso ou o que for. É preciso respeitar o que se acredita e ter autenticidade;
  • Construa uma boa rede de contatos: É fundamental ter um networking. Fazer novos contatos profissionais e manter um bom relacionamento com eles pode criar boas oportunidades.

Com este artigo, você viu que uma mudança na sua vida profissional pode ser o melhor caminho para ter sucesso na carreira e atingir os seus objetivos. Se você quiser mais orientações para melhorar a sua renda, confira o nosso artigo sobre profissões que ganham dinheiro rápido!

Vida profissional: 5 dicas para transformar a sua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami