Jovens, ambiciosos, ligados em todas as tendências tecnológicas, com ampla visão de negócios e cheios de ideias inovadoras. Esse é basicamente o perfil dos empreendedores que estão a frente das startups.

Startups, geralmente, são empreendimentos iniciados com pouca infraestrutura e baixos investimentos, mas pautados em produtos ou serviços com grande potencial de crescimento.

Se você se enquadra nas descrições citadas, então sabe que, com o alto índice de competitividade do mercado atual, não basta simplesmente ter uma ideia e abrir uma empresa, não é mesmo? É preciso implementar estratégias promissoras em seu negócio.

Continue a leitura para conferir algumas técnicas de vendas para startups!

1. Venda soluções para seus clientes

Para se destacar dos demais, todo negócio precisa explorar o seu diferencial de mercado. Afinal, o consumidor precisa ter motivos convincentes para procurar você no lugar de seu concorrente.

Uma ótima técnica de vendas para startups, que pode ser aplicada em seu planejamento de negócios, é a venda de solução no lugar de produtos ou serviços. Você deve estar se perguntando como isso funciona, correto?

Pois bem, quando uma pessoa reconhece que tem um problema e que ele pode ser solucionado com o produto que você comercializa, ela se torna um cliente potencial.

Cabe a você, como empreendedor, entender o problema de seus clientes de maneira profunda, para que seja possível desenvolver estratégias focadas em vender as soluções que os consumidores estão atrás e, de fato, resolver seus problemas.

2. Melhore sua argumentação

Basicamente, todo processo de venda é focado em negociação entre um vendedor e um cliente em potencial, não é verdade?

O vendedor ataca com argumentos, o cliente se defende com objeções e isso é completamente normal, pois ele quer ter todas suas dúvidas sanadas antes de concretizar uma compra.

Para “vencer essa batalha”, é necessário melhorar sua argumentação, para que todas as objeções do cliente sejam contornadas.

Lembre-se que a ideia aqui não é ganhar a venda através da insistência, apenas falando sem parar até o cliente se cansar, mas ter visão de empreendimento e conhecer as dores e problemas do cliente, para que seus argumentos tirem dúvidas de forma clara, concisa e honesta.

3. Trabalhe com o funil de vendas

Para conduzir o seu comprador em potencial por toda a jornada necessária, para que ele se torne um consumidor, é preciso saber trabalhar com o funil de vendas.

Composta por etapas específicas, o funil de vendas é uma estratégia que envolve o planejamento de diferentes ações, para conduzir seu lead por todo o processo de negociação.

  • visitantes – é o grupo de indivíduos que chega a acessar sua companhia, mas ainda não demonstrou interesse claro sobre o produto, pois se encontra no processo de descoberta e está começando a sentir curiosidade pelas possibilidades que seu negócio oferece;
  • leads – basicamente, é a etapa em que se encontram os indivíduos que já identificaram um problema que sua startup pode solucionar, mas ainda não sabem se, de fato, sua empresa é a que melhor pode atendê-los;
  • oportunidades – a partir do momento em que identificam que sua empresa tem a solução para o problema, o lead entra na etapa de oportunidades;
  • clientes – toda e qualquer oportunidade que levar ao fechamento de um negócio com sua companhia, se transforma em um cliente, entrando na fase de relacionamento.

Para cada etapa do funil de vendas, é preciso trabalhar uma série de ações específicas. De forma resumida, siga os seguintes passos:

  • converta o visitante em lead – dê motivos para que ele volte, mostre as vantagens de fechar negócio com sua empresa;
  • consiga a confiança do lead – seja referência na categoria para que o lead saiba que você é a melhor opção para solucionar o seu problema no mercado;
  • apresente a oportunidade de venda para o lead – ele está muito perto de se tornar um cliente. Por isso, ofereça vantagens exclusivas que somente você pode entregar;

Como você pôde conferir, técnicas de vendas para startup consistem em estratégias inovadoras, que levam em consideração as principais características comportamentais do público-alvo de sua empresa

E você? Tem alguma técnica de vendas para startups que gostaria de compartilhar com a gente? Então deixe o seu comentário!

Vendas para startups: conheça 3 técnicas de sucesso

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