Quem quer dinheiro? Provavelmente qualquer pessoa para quem se faça essa pergunta vai responderá de forma positiva. Fato é que muita gente busca uma ou mais fontes de renda extra que proporcione uma vida mais confortável, o atingimento de objetivos ou até mesmo o próprio sustento.

Apesar desse interesse, algumas pessoas desistem de empreender pela incerteza do mercado ou pela burocracia para abrir e manter um negócio, além de vários outros obstáculos. Mas fique tranquilo: há outras maneiras bem fáceis de aumentar a sua renda mensal.

Independentemente do motivo pelo qual você está buscando ganhar mais dinheiro, a internet é meio mais barato e prático para conseguir isso. Ficou curioso? Então continue lendo este artigo e saiba como conseguir grana extra pela internet.

Por que obter renda extra

Existem vários motivos pelos quais você pode estar precisando complementar sua renda mensal. Na Economia, o conceito de escassez está ligado à quantidade insuficiente de recursos para atender a todas as demandas ou desejos. E o dinheiro é o principal desses recursos.

Acontece que, independentemente de quanto você receba, sempre haverá escassez financeira. Isso porque, aliado ao aumento de recursos, há o aumento da necessidade por bens, produtos ou serviços.

Uma fonte de renda extra, no entanto, pode financiar essas demandas e desejos, seja a curto, médio e longo prazos. É por isso que, todos os meses, muitas pessoas começam a empreender sem sair do emprego para ganhar mais dinheiro e alcançar objetivos de consumo.

Confira os principais motivos pelos quais se busca obter mais dinheiro do que já se recebe:

  • Casamento;
  • Viagens;
  • Impostos e taxas (IPTU, IPVA, matrículas);
  • Aquisição ou troca de bens de consumo (como veículos e imóveis);
  • Cursos (graduação ou especialização);
  • Insuficiência de renda para sustento próprio ou da família;
  • Melhora do padrão de vida (compra de produtos e serviços).

Se você tem alguma das necessidades acima, pode até pensar em economizar dinheiro, mas conseguirá supri-las mais fácil e rapidamente tendo uma renda extra dedicada. Complementar a renda pode ser uma ideia momentânea ou recorrente, e essa escolha depende só de você.

Ganhar dinheiro é mais fácil do que você pensa

De acordo com uma pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), mais da metade dos brasileiros procuram um trabalho extra, mas quase um terço não consegue.

Analisando esses dados, o trabalho de renda complementar pode parecer algo relativamente complicado de se conseguir e manter. Esqueça, porém, esse mito de que é difícil conseguir ganhar dinheiro sem fazer uma faculdade cara ou ter muitas experiências profissionais.

Para obter renda extra, você só precisa escolher algo com que que você se identifique e fazê-lo com prazer. De nada adianta você ocupar o seu tempo livre se for para fazer uma atividade que não seja agradável, ainda mais que não se trata da sua renda principal, e sim de um complemento.

O dinheiro é o objetivo principal, mas trabalhar só por causa dele é uma ideia que não vai se sustentar por muito tempo. Por isso, uma dica para ter êxito na sua atividade lucrativa é valorizar algum hobbie ou habilidade que já possua. Assim, você consegue reduzir as chances de algo dar errado.

Se você domina técnicas culinárias, vender doces ou salgados pode ser uma boa ideia. Se você for músico, pode aproveitar o seu talento para se apresentar em bares. Se você gosta de dirigir, pode ser motorista particular em aplicativos nas horas vagas. Estes são só alguns exemplos de como é possível aproveitar um hobby ou uma habilidade para se ter uma segunda fonte de faturamento.

Qualquer pessoa pode ter uma ocupação para ganhar um renda extra. Você deve apenas analisar qual é a atividade que se encaixa melhor com o seu perfil e que você teria mais competência de estar exercendo.

Renda extra na internet: como trabalhar em casa

O ambiente online, hoje em dia, é um grande aliado para pessoas que buscam uma renda extra. A internet conecta demandas e ofertas dos mais variados tipos de produtos e serviços, fazendo deste um ótimo meio para trabalhar e lucrar bastante.

A internet como plataforma profissional

Para várias pessoas, redes sociais e outros sites servem como intermediadores entre quem quer comprar/adquirir e quem quer vender. Nesses casos, o meio online serve para reunir essas pessoas em um mesmo lugar e fazer com que essa parceria seja concluída fora dali.

Quer um exemplo? Donos de imóveis para aluguel por temporada, por exemplo, divulgam seus espaços na internet e atraem clientes que fecham negócio por telefone, se hospedam nesses locais e pagam diretamente ao proprietário.

A internet como workplace

Outra possibilidade é usar a internet como local de trabalho, no qual todo esse processo é feito 100% online. Nesses casos, usa-se plataformas especializadas que fazem grande parte do trabalho de forma mais rápida, fácil e lucrativa.

Exemplo: um redator freelancer pode escrever para vários clientes sem sair de casa e também receber os pagamentos pela internet. Dessa forma, ele consegue produzir mais e ganhar mais dinheiro.

As vantagens do home office

Uma das principais vantagens de trabalhar pela internet é a possibilidade de ganhar dinheiro trabalhando de casa ou de qualquer outro local. Basta ter um computador ou até mesmo um smartphone e, claro, uma conexão estável. Confira algumas das vantagens do home office para obter renda extra:

  • Trabalhar próximo da família;
  • Ser o próprio chefe e comandar o próprio negócio;
  • Poder ser encontrado por pessoas de qualquer lugar;
  • Ter custos menores (de deslocamento, de operação, de alimentação e infraestrutura);
  • Poder trabalhar quando e onde quiser;
  • Conciliar a rotina profissional com outros aspectos pessoais (família, outro emprego, estudos etc).

Trabalhar pela internet é simples, mas exige disciplina para não desviar do foco de conseguir, de fato, ganhar dinheiro. Para que o home office não seja uma dor de cabeça, é preciso ter uma boa autogestão. Se houver determinação, no entanto, as chances de lucrar são bem altas.

Ideias para ganhar dinheiro online

Quando o salário não é suficiente, é importante ter ideias criativas para ganhar dinheiro extra. O e-commerce é uma maneira muito prática e cômoda de conseguir a sua desejada renda extra pelo fato de você poder trabalhar em casa.

Mas calma: não é preciso ter grandes conhecimentos sobre o mundo das vendas. A internet facilita os processos e os torna menos burocráticos. Confira a seguir as nossas dicas para empreender e ganhar mais dinheiro:

1 – Fazer coisas para vender pela internet

Essa dica serve para pessoas que possuem habilidades culinárias ou com artesanato, por exemplo. Na internet, você pode divulgar e vender o que você sabe fazer.

Uma dica para vender pela internet é focar no mercado de dietas restritivas. Há uma concorrência relativamente baixa no mercado de refeições fitness, vegetarianas e veganas. Neste sentido, focar nesse mercado pode ser uma boa ideia para obter renda extra e ter clientes recorrentes.

Você também pode vender artesanato pela internet. Assim como no ramo culinário, as redes sociais são grandes aliadas. Você divulga e negocia com os seus clientes na plataforma online. Utilidades e itens de decoração são ramos de artesanato com alta demanda.

Vantagem: O investimento costuma ser baixo se você vender coisas que já tem o costume de fazer.

Desvantagem: O lucro também costuma ser baixo.

2 – Vender coisas próprias

Sabe aquela roupa que você pouco usou ou que você ganhou de presente mas não serviu? Pois é. Através das redes sociais ou de plataformas especializadas, você pode vender essas peças e ganhar dinheiro.

Contudo, você não precisa se restringir apenas às roupas. Outros produtos e equipamentos podem ser anunciados na internet. Desde que estejam conservados, você pode escolher o valor que deseja ganhar com a venda e fazer negócio com quem se interessar.

Vantagem: Além de ter pouca burocracia, há várias plataformas disponíveis para esse tipo de negócio.

Desvantagem: Não será uma fonte fixa de lucro, já que uma hora se os itens para vender vão se esgotar.

3 – Alugar um imóvel próprio

Ultimamente tem sido muito comum pessoas alugarem as suas casas ou apartamentos por meio de plataformas online. Essa alternativa é comum pelo custo benefício, que tem feito pessoas deixarem de se hospedar em hotéis para ficar em imóveis alugados.

Vantagem: O lucro pela diária é alto.

Desvantagem: É necessário, além de ter um imóvel fora de uso, investir sempre em manutenção e limpeza.

4 – Ensinar idiomas ou outras habilidades

Você pode aproveitar os seus conhecimentos de outras línguas ou de alguma habilidade que você tenha para lucrar na internet. Por meio de chamadas de vídeo ou de gravações postadas em plataformas específicas para aulas, é possível ensinar outras pessoas e  obter uma renda extra.

Procure saber se existe demanda para a habilidade que você domina e, caso obtenha uma resposta positiva, comece a estudar a melhor maneira de transmitir os seus conhecimento e ser um professor na internet.

Vantagens: Dependendo da demanda pelas suas aulas, você pode obter um ótimo lucro recorrente.

Desvantagens: Dar aulas não é uma tarefa fácil, muito menos à distância.

5 – Ser motorista particular

Se você gosta de dirigir, ser motorista particular é uma ótima maneira de conseguir uma renda extra. Impulsionado pelos aplicativos mobile, o mercado de transporte por carros particulares tem crescido bastante e “roubado” grande parte do público que antes era fiel aos táxis convencionais.

Tudo que você precisa fazer é incluir na sua carteira de habilitação a informação de que você exerce atividade remunerada. Para isso, basta entrar em contato com o Detran do seu Estado e marcar um exame psicotécnico para conseguir o “EAR”. Feito isso, basta se cadastrar em uma plataforma.

Você deve estar pensando: mas e o carro? Calma. Se você não tem o seu próprio veículo, ou se tem mas não se encaixa no perfil exigido pelas plataformas, é possível alugar um carro por um preço mais em conta já que essas plataformas têm convênios com locadoras.

Outra possibilidade é trabalhar com entregas, outro setor que vem crescendo bastante. Nesse caso, o ideal é ter uma moto. O lucro proporcionado nos dois casos, além de cobrir os gastos, ainda te garante um bom dinheiro extra.

Vantagem: A alta na demanda por esse tipo de serviço.

Desvantagem: O investimento inicial e as despesas, especialmente se você não tiver um veículo próprio.

6 – Alugar o seu veículo

Se você tem o seu próprio veículo mas não o utiliza e nem está interessado em trabalhar como motorista particular, você pode apenas alugá-lo por meio de plataformas próprias para isso. Alugar para motoristas de aplicativos é uma possibilidade, mas também é possível ter como clientes pessoas que precisam de veículos por temporada, seja para trabalho ou lazer.

No caso das plataformas de motoristas particulares, há possuem algumas exigências. O carro deve ser relativamente novo (cada uma possui um ano base), ter quatro portas e ar-condicionado. Além disso, alguns exigem que o veículo tenha rádio e esteja bem conservado, sem batidas e arranhões.

Vantagens: Lucro passivo, sem trabalho.

Desvantagens: O desgaste do veículo, que vai encarecer cada vez mais a manutenção, e o risco de acidentes e outros imprevistos.

7 – Ser freelancer

Se você tem alguma habilidade para exercer o papel de freelancer, essa é uma boa alternativa para ganhar dinheiro. A ideia é oferecer serviços para pessoas e empresas sem ter vínculo empregatício. Isso quer dizer que você pode atender a quantos quiser e poder ter uma recorrência.

Por exemplo: se você é bom com o português, redigir e revisar artigos para empresas pode ser a solução para conquistar uma renda complementar. É possível ainda criar peças gráficas, análises técnicas e projetos digitais.

Vantagem: Poder ter vários clientes fixos.

Desvantagem: Alguns projetos podem ser complexos demais para alguém “de fora” da empresa.

8 – Revender produtos com o E-commerce

Você pode revender produtos por meio de plataformas online ou criar o seu próprio site para trabalhar com os produtos que quiser. A ideia é comprar produtos no atacado e revendê-los mais caro, tendo lucro sobre a diferença.

Algumas modalidades facilitam o trabalho de quem quer ganhar dinheiro sem fazer um alto investimento ou ter que lidar com burocracias como frete, trocas e devoluções. O Dropshipping, por exemplo, é um conceito que permite “vender produtos de terceiros”, sem a necessidade de comprá-los antes. Dessa forma, elimina-se a necessidade de ter capital de giro.

Vantagem: O lucro pode ser alto e recorrente dependendo da performance das vendas.

Desvantagem: O investimento em estoque pode diminuir a sua margem de lucro consideravelmente, exceto com a adesão ao Dropshipping.

Dicas importantes

Agora que você já sabe por que e como obter renda extra, vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a ganhar ainda mais dinheiro. Confira:

Acredite no poder do Networking

Provavelmente você já ouviu alguma vez na vida sobre a importância de se ter contatos. Independentemente da área profissional você pertence, se relacionar com pessoas do ramo é sempre uma coisa positiva que pode te agregar bastante.

Além de parcerias profissionais, o networking pode aumentar sua base de possíveis clientes. Esses, por sua vez, podem virar divulgadores e ajudar você a garantir o sucesso do negócio escolhido.

Trabalhe com disposição

Infelizmente, sua renda extra não vai cair do céu. Portanto, seja persistente, acredite no seu projeto e tenha foco para seguir seus objetivos. Apenas assim será possível obter bons resultados com o seu trabalho e desfrutar de um bom complemento financeiro.

Tenha um diferencial

Independentemente do que você escolher fazer para conseguir uma grana extra, várias outras pessoas já vão estar atuando no mesmo ramo. Por isso, é preciso oferecer algo além do que elas oferecem.

Uma dica é se destacar pelo preço, mas isso pode derrubar a sua margem de lucro. Por isso, é melhor focar na qualidade do produto ou serviço oferecido, assim você pode agregar mais valor e conseguir clientes fiéis.

Esteja presente nas redes sociais

Atualmente não há quase ninguém que não tenha perfis nas redes sociais. Se o seu público está lá, seja para fazer contatos ou apenas passar o tempo, por que não estar também para divulgar seus produtos ou serviços?

As redes sociais permitem que o conteúdo que você publicar seja visto por várias pessoas, de vários lugares. Essa divulgação geralmente é mais barata e eficaz do que outras formas de anúncio.

Tenha uma identidade visual

Todo bom profissional que se preze tem uma identidade visual. Além de passar uma ideia de profissionalismo, ela ajuda na identificação e memorização da sua marca. Assim, é mais provável fazer negócio com você quando precisar de serviços ou produtos como os seus.

Descanse

Por incrível que pareça, essa dica é fundamental. Dinheiro é sempre útil e muito bem-vindo, mas é preciso ter equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal.

Valorize o tempo livre com a família, pratique alguma atividade física, estude. Estar feliz e saudável influencia diretamente nos negócios.

Mantenha um bom relacionamento com os seus clientes

Essa dica é fundamental para fidelizar clientes. Quando ele entrar em contato com você, passe as informações de maneira bem clara para que ele não fique com dúvidas. Além disso, trate-os de maneira cordial e educada.

Seja sempre eficiente no trabalho e, caso tenha problemas, corrija-os o mais rápido possível. Desta maneira, o seu cliente sentirá confiança para fechar negócio com você sempre que ele precisar.

Considere transformar atividades extras em empreendedorismo

Como você já leu este artigo, empreender é a melhor maneira de se conseguir uma renda extra. Você será seu próprio chefe e poderá administrar o seu negócio da maneira que achar melhor fazendo o seu próprio horário. Por isso, que tal levar isso mais a sério? Não se preocupe: é possível empreender sem sair do seu emprego atual.

Neste artigo, você aprendeu sobre como obter renda extra e como a internet pode ser uma grande aliada nesse processo. Apesar de haver várias opções de empreendimento, é importante escolher aquela que seja familiar.

Se você gostou do nosso conteúdo, se inscreva com o seu e-mail para receber outras dicas sobre carreira, empreendedorismo, finanças e dicas que vão te ajudar bastante!

Renda extra: descubra como ganhar dinheiro na internet

2 ideias sobre “Renda extra: descubra como ganhar dinheiro na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami