Se superar e entregar mais a cada dia é, sem dúvidas, um grande desafio profissional. Seja você um funcionário que deseja se destacar para subir de cargo ou o gestor que quer explorar o máximo da capacidade produtiva dos colaboradores, é preciso saber como aumentar a produtividade no trabalho.

Neste artigo você vai aprender o que é produtividade, como medi-la e como ser um profissional top performer. Boa leitura!

O que é produtividade

É o resultado final de tudo que você entrega em seu trabalho. Todas as atividades que você desempenha ao longa da sua jornada de trabalho se enquadram como a sua produtividade.

Existem muitas variáveis que podem influenciar positivamente ou negativamente a sua produtividade no trabalho. Tais como ambiente, motivação, reconhecimento, desafios e oportunidades.

O próprio profissional consegue perceber quando não está em um dia bom, no qual o trabalho não rende e o dia acaba por não ser nada produtivo. Quando essa condição se torna cotidiana, no entanto, é um sinal de que a produtividade está comprometida.

Como medir a produtividade no trabalho

O cálculo da produtividade varia de acordo com a empresa, a área e as atividades realizadas. Alguns fatores são, por exemplo, o número de clientes atendidos, de vendas realizadas, de tarefas executadas, de cumprimento de uma atividade etc.

Um auxiliar de linha de produção, por exemplo, tem padrões e metas de trabalho diferentes das de um designer. Por isso, não necessariamente a produtividade deve ser classificada com um número ou índice final, e nem baseada apenas em quantidade.

É muito importante que os gestores obtenham essas informações para tomarem decisões corretas quanto ao gerenciamento da equipe e o estímulo à produtividade. Mas cada trabalhador também deve ter autoconhecimento para buscar produzir mais e melhor.

Como ser mais produtivo

A seguir, vamos apresentar 6 dicas fundamentais de como aumentar a produtividade no trabalho. Você vai se surpreender como coisas inimagináveis impactam diretamente em nossa produtividade:

1- Contribua para ter um ambiente de trabalho saudável

A produtividade está atrelada a um conjunto de variáveis internas e externas. É claro que estar feliz e motivado afeta diretamente na quantidade e na qualidade das entregas, mas isso não depende só de você.

Fatores como clima, estrutura, gestão, engajamento e espírito da equipe são determinantes para um ambiente de trabalho saudável. Toda essa atmosfera agradável faz com que o profissional se sinta motivado a fazer o melhor possível.

Por isso, há algum tempo o grande desafio das corporações passou a ser a criação de um ambiente realmente agradável para os funcionários, fazendo com que ele se sinta “em casa”.

Por mais orientada a resultados que uma empresa seja, além dos salários ela deve disponibilizar outros tipos de incentivos ao funcionários.

De maneira subjetiva, sentar em uma cadeira confortável, ter boas ferramentas de trabalho a sua disposição, estar engajado com a equipe da empresa e ser reconhecido pelo que você faz são pequenos e importantes detalhes que estimulam a sua produtividade, além de contribuir muito para a sua satisfação profissional.

2- Construa processos

Tudo fica tão mais fácil quando temos um caminho a ser seguido, mas nem sempre tudo é tão simples assim. Estabelecer processos é o verdadeiro trabalho de formiguinha porque vai muito além de somente anotar o passo a passo de como é desempenhada uma determinada função.

Para montar um escopo de trabalho você precisa entender todas as etapas que levam até a entrega final. Veja o que você precisa para montar um processo de trabalho:

  • Entender o que precisa ser feito;
  • Saber a quantidade de etapas necessárias;
  • Acompanhar a execução;
  • Identificar pontos a desenvolver;
  • Mensurar o tempo de execução;
  • Medir os resultados.

Estando com estas informações em mãos, já podemos montar o processo de trabalho. Agora é o momento no qual você tem a visão completa sobre a tarefa a ser executada, consegue identificar possíveis gargalos e estabelecer hacks de otimização.

É preciso estabelecer hacks. Hacks são  meios ou atitudes que tornam a execução de determinada tarefa mais fácil. Assim, ela será desempenhada utilizando o mínimo de recursos possíveis, realizada no menor tempo possível e com o maior nível de qualidade possível.

Após analisar passo a passo da execução e entender quais são os pontos que podem ser otimizados seguindo as diretrizes citadas, você está pronto para criar as hierarquias de importância e estabelecer processos que vão aumentar a sua produtividade no trabalho.

3- Defina metas

Estabelecer pequenas metas diárias contribui para o aumento da sua produtividade. Isso porque elas não te deixam perder o foco.

Além de um forte indicativo de desempenho, metas são objetivos que, de certa forma, te representam perante a empresa em relação ao percentual de capacidade produtiva.

Mas isso não quer dizer que você é exclusivamente um número para sua corporação, muito pelo contrário. Desempenho e capacidade produtiva são apenas alguns dos fatores que as empresas analisam no seu relacionamento com os colaboradores.

Sem contar que não há sensação maior de dever cumprido quando atingimos uma meta, seja ela pessoal ou profissional.

Algumas pessoas insistem em dizer que não gostam de metas e que isso não faz parte da vida delas. O simples ato de abdicar de algo agora para adquirir ou realizar algo no futuro, no entanto, configura perfeitamente uma ação orientada por uma meta.

4- Organize sua rotina

Planejar a execução de uma tarefa ajuda a manter o controle sobre o que será executado, e também a antever possíveis contratempos.

Realizar uma tarefa em um ambiente organizado, além de diminuir o tempo de execução, contribui significativamente para minimizar a possibilidade de erros.

A regra fundamental para esta organização é saber priorizar as tarefas ao longo da sua jornada diária. Evite fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Assim, você não corre o risco de desperdiçar tempo e esforço sem conseguir concluí-las.

5- Gerencie melhor o seu tempo

Gestão do tempo, a missão do século. Com as intensas jornadas diárias do cotidiano, fica cada vez mais difícil gerir o tempo e principalmente cuidar das várias esferas (profissional, pessoal, familiar, financeira, pessoal etc).

O mau gerenciamento de tempo pode acarretar em diversos problemas. Eles vão desde a diminuição da produtividade no trabalho ao esgotamento, prejudicando a boa disposição para lidar com as tarefas do dia a dia.

Para conseguir fazer várias atividades diárias sem grande esforço, você vai precisar de:

  • Definir quais são as atividades de execução diárias e quais são eventuais;
  • Focar apenas na atividade a ser realizada no momento;
  • Transferir informações (para um bloco de notas ou uma agenda) é esvaziar sua mente de informações não tão relevantes;
  • Montar uma rotina diária de trabalho, descanso, lazer e estudos;
  • Fazer testes para saber como, onde e quando você é mais produtivo.

6- Esteja motivado e celebre suas conquistas

Segundo um estudo da Universidade de Warwick (Reino Unido) pessoas mais felizes tendem a ser 12% mais produtivas. Já em um outro estudo feito pela Universidade da Califórnia (EUA) foi possível observar um aumento de 37% nas vendas realizadas e funcionários até 3x mais satisfeitos e criativos.

Pessoas felizes produzem mais e melhor. Além disso, no entanto, é preciso valorizar esse aumento da produtividade no trabalho, que acaba afetando outros aspectos da vida. Por isso, celebre suas conquistas viajando com a família ou até mesmo se permitindo almoçar naquele seu restaurante preferido.

Neste artigo, você aprendeu seis dicas incríveis de como construir uma ambiente de trabalho estável, criar processos, se organizar, definir metas e, principalmente, como aumentar a sua produtividade no trabalho.

Se você se sente desmotivado, estressado e esgotado por causa do trabalho, é melhor ficar atento em relação à Síndrome de Burnout. Isso porque o esgotamento mental causado por um ambiente de trabalho pouco saudável pode trazer sérios problemas de saúde. Saiba mais neste artigo!

Produtividade no trabalho: 6 truques para aumentar a sua

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami