Quem não gostaria de ganhar dinheiro sem dificuldades e trabalhando de casa? Provavelmente ninguém responderia essa pergunta negativamente. Se esse também é o seu caso, então já passou da hora de saber o que é home office.

Trabalhar remotamente não é só uma realidade, como também é uma tendência em todo o mundo, uma vez que já 33% da população ativa economicamente (aproximadamente 1 bilhão de pessoas) estão adeptas a esse estilo.

Segundo a Pesquisa Home Office Brasil, 68% das empresas nacionais já adotavam alguma modalidade da prática de teletrabalho em 2016, incluindo o home office. Isso comprova que a categoria é uma realidade que tende a ser cada vez mais frequente entre as pessoas.

Ficou interessado em saber como funciona? Seja para prestar serviços para uma empresa ou ter o seu próprio negócio, você precisa conhecer melhor home office. Então continue a leitura deste artigo e se surpreenda!

O que é home office e como funciona?

O home office é uma modalidade de teletrabalho, ou seja: você tem a possibilidade de trabalhar com alguma atividade lucrativa sem a necessidade de sair de casa. Isso justifica o nome, que traduzido do inglês significa justamente “trabalho de casa”.

Apesar do nome, o home office é um trabalho remoto que pode ser exercido de qualquer lugar, desde que haja condições para isso. As atividades que podem ser feitas fora das dependências de uma empresa ou que não te obrigam a ir até um cliente, por exemplo, também se caracterizam como home office.

A maioria dos serviços de home office exigem internet. Você deve estar conectado à alguma rede online para exercer o seu trabalho. Algumas destas atividades podem ser feitas por um smartphone, inclusive. Isso te permite trabalhar de qualquer lugar que você esteja, desde que possua uma conexão de internet móvel ou de Wi-Fi.

Quando se presta serviço de home-office para alguma empresa, é comum que se tenha um acompanhamento das atividades e prazos para entrega de demandas. Quando se trabalha de maneira independente com home office, você possui tem mais liberdade com os horários e enfrenta menor burocracia.

Isso é regulamentado por lei?

Sim. O home office é regulamentado por lei e foi oficialmente reconhecido a partir da reforma trabalhista, sancionada em 2017. Mais especificamente, é o Art.75 da lei 13.467/17 que garante a legalidade do teletrabalho:

‘Art. 75-B.  Considera-se teletrabalho a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.

‘Art. 75-C.  A prestação de serviços na modalidade de teletrabalho deverá constar expressamente do contrato individual de trabalho, que especificará as atividades que serão realizadas pelo empregado.
§ 1o  Poderá ser realizada a alteração entre regime presencial e de teletrabalho desde que haja mútuo acordo entre as partes, registrado em aditivo contratual.

Como vimos, o home office (teletrabalho) é regulamentado e pode ser realizado mediante ao acordo entre o empregador e o empregado. Por ser previsto na lei trabalhista, muitas empresas incentivam essa prática, que está crescendo em todo o país.

Por que é melhor do que trabalhar em escritório?

O home office como modalidade de trabalho traz várias vantagens para a vida profissional, seja ela para o empregado ou para o autônomo. Conheça as principais:

  • Menos estresse com deslocamentos e trânsito

Trabalhando de casa, você não precisa enfrentar aquele trânsito de todo dia no deslocamento. Assim, sobra mais tempo para fazer outras coisas importantes. Isso fora a economia do dinheiro que você gastaria com combustível ou transporte público.

  • Maior proximidade com a família

Com mais tempo no dia a dia e a possibilidade de trabalhar em casa, o home office te permite ficar mais perto da sua família. Essa é uma necessidade de muitas pessoas, já que a rotina pesada muitas vezes distancia as relações familiares.

  • Otimização do tempo

Você poderá ajustar os seus horários e otimizar o seu tempo da maneira que lhe agradar, desde que haja um acordo. Isso vai te permitir fazer atividades que você não costuma ter tempo quando realiza o trabalho presencial.

  • Maior independência pessoal e profissional

O teletrabalho desenvolve uma necessidade de autogestão. Isso porque trabalhando remotamente para outra pessoa ou para si próprio, você não terá ninguém te supervisionando o tempo todo. Então, é preciso se programar para aproveitar de forma positiva essa independência.

  • Possibilidade de trabalhar onde e como quiser

No home office, não tem burocracia. Você poderá trabalhar da maneira que achar mais confortável e mais produtivo. Isso inclui vestuário, localização e outros fatores. Em um escritório você não tem essa liberdade, uma vez que deve se comportar de acordo com as regras do local.

E por que também pode ser pior?

Após entender o que é home office, você precisa saber que ele não é para qualquer pessoa. Isso porque essa modalidade exige muita disciplina do trabalhador, além de trazer outros pontos que, se não forem devidamente considerados, podem ser prejudiciais. Confira:

  • Indefinições de horários de trabalho e lazer

Caso você não tenha um controle, a liberdade de horários pode deixar a sua vida mais confusa. Portanto, se for trabalhar com home office, faça um planejamento e pratique uma boa gestão de tempo.

  • Tendência ao isolamento social

Uma vantagem de se trabalhar em um escritório é o convívio social. Isso é importante na vida de qualquer pessoa, uma vez que vivemos em sociedade e precisamos trabalhar com a forma de lidar com outras pessoas constantemente.

  • Interferência de assuntos externos

Não é porque você está trabalhando em casa que o seu serviço não deve ser levado à sério. Por isso, lembre-se de ter foco e concentração e não deixar coisas de casa interferir no horário de trabalho. Converse com as pessoas que moram com você para que elas não acabem de interrompendo nestes momentos.

Como trabalhar melhor?

Você vai ver agora que é possível trabalhar de casa ou de qualquer outro lugar que não seja um escritório formal e ainda assim ter uma boa performance. Confira a seguir as nossas dicas de como ter sucesso com o home office:

Providenciando todos os equipamentos necessários

Tenha sempre todo o equipamento necessário à sua disposição para que o trabalho seja bem feito. Certifique-se dos requisitos mínimos necessários do computador e das condições da sua internet para poder trabalhar. Além disso, caso seja necessário algum software, instale-o e verifique se está ele está funcionando adequadamente. Assim, seu serviço não ficará comprometido.

Tendo uma conexão estável e de qualidade

Vivemos na era da tecnologia. Hoje em dia, é praticamente impossível trabalhar sem internet. Por isso, verifique a qualidade da rede em casa ou onde estiver. Caso seja necessário, troque o seu pacote para um que garanta velocidade e estabilidade da conexão.

Lançando mão de uma infraestrutura completa

Além do computador e da internet, você deve se preocupar com a infraestrutura do ambiente. Uma cadeira confortável e uma boa mesa para apoiar o computador, por exemplo, são essenciais para o seu serviço. É importante manter sempre uma boa postura ergométrica para evitar problemas de saúde.

Estabelecendo horários regulares

Se o home office for um trabalho autônomo, a pessoa poderá fazer o horário que quiser. Trabalhando para uma pessoa ou empresa, no entanto, é preciso ter horários previamente definidos, mesmo que dentro de uma janela mais ampla. É importante entender a liberdade de horários, mas não realizar nem uma jornada excessivamente longa e nem muito curta para não prejudicar a produtividade.

Evitando distrações

Quando se trabalha fora do ambiente de escritório, é fácil se distrair com outras coisas. Por isso, estabeleça horários para ficar no celular, por exemplo, e durma bem antes de começar a trabalhar para conseguir render durante o seu serviço. Além disso, garanta que ninguém vai te atrapalhar enquanto estiver fazendo as suas tarefas, nem que seja necessário fechar a porta para isso. Isso vai te ajudar a ser mais produtivo e a ter foco no que realmente interessa.

O home office é uma forma legal e potencialmente muito boa para trabalhar e obter bons resultados, autônomos ou não. Se você gostou da ideia de fazer o seu serviço de casa, confira mais dicas que podem lhe ser úteis em nosso artigo sobre como empreender sem sair de casa.

O que é home office e por que você precisa conhecer

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami