Renda extra é aquilo que todos nós buscamos em algum momento de nossas vidas. Se você já procurou, está procurando ou pensa em procurar alguma forma de ganhar dinheiro extra, então já pode se considerar uma pessoa financeiramente consciente. É nessa busca que, inevitavelmente, você vai cruzar com o tão falado Marketing Multinível.

Neste artigo, a gente vai falar um pouquinho dessa estratégia de vendas e seus perigos. Também vamos descobrir se essa é uma boa opção para alcançar a tão importante renda extra!

Marketing Multinível: o que é?

Também conhecido como Marketing de Rede, o Marketing Multinível é uma técnica de Venda Direta utilizada por algumas empresas, em que a venda dos produtos é feita por revendedores. Esses revendedores, na maioria das vezes, compram kits dessas empresas e vão até as casas dos possíveis clientes para oferecer os produtos, ganhando uma pequena comissão na venda.

Como forma de incentivo, as empresas passam a dar lucros maiores aos revendedores que conseguem convidar e convencer outras pessoas a revenderem os mesmos produtos, formando equipes de venda. As pessoas convidadas também podem convidar novas pessoas, ou seja, novas equipes sempre podem ser formadas.

Investimento e Lucro no Marketing Multinível

Diferente de ganhar dinheiro vendendo seu próprio produto fisicamente, ou comprando uma loja virtual e se tornando um lojista online, por exemplo, no Marketing Multinível você só consegue alcançar bons lucros se você conseguir se tornar um supervisor, isto é, montando sua própria equipe de revendedores. É claro que isso também quer dizer que você terá mais trabalho, pois é preciso manter a equipe engajada e ativa no negócio.

E tem mais, para manter os “bônus” oferecidos pela empresa, geralmente, é preciso comprar os kits mais caros mensalmente, e esses kits dificilmente serão completamente consumidos pelos seus clientes, que costumam ser do seu ciclo familiar ou de amigos. Dessa forma, os investimentos podem não te dar um retorno positivo e você pode acabar perdendo dinheiro.

As exigências da Venda Direta

Ao se tornar um revendedor de uma marca, certas exigências serão feitas sobre o seu perfil, como, por exemplo, facilidade em comunicação, espírito empreendedor, segurança, liderança e credibilidade. Para isso, as empresas oferecem treinamentos colaborativos aos revendedores na intenção de ajudá-los a aumentarem suas vendas. O grande problema é que essa exigência acaba causando uma espécie de doutrinação.

Não é raro encontrar pessoas que mentem sobre os próprios produtos para vendê-los, ou que acreditem fielmente na superioridade dos produtos que revendem em comparação aos produtos que já são líderes de mercado.

A saturação: ela sempre está lá

Algumas empresas aderem ao Marketing Multinível por enfrentar um mercado saturado, ou seja, existe pouquíssima demanda pelos seus produtos. Nesse caso, o problema é que os revendedores sairão prejudicados e perderão dinheiro, pois estão entrando num negócio cujo o mercado já está saturado.

Mesmo que a empresa não entre no mundo da venda direta por esse motivo, a saturação pode acontecer dentro do próprio sistema de redes, pois chega um momento em que as regiões as quais as empresas atuam já possuem mais revendedores que clientes, e, segundo a ABEVD, para que esse tipo de negócio seja sustentável, o consumo do serviço precisa ser mais alto fora da rede do que dentro.

Conclusão: Renda extra e Marketing Multinível não combinam

Como você já deve ter percebido, Marketing Multinível é uma maneira extremamente arriscada de conseguir renda extra através de vendas. O pior quadro é quando alguém que já é revendedor te convida, pois isso indica que você pode entrar em uma rede que está prestes a saturar ou já está saturada.

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Marketing Multinível: por que dizer não?

Uma ideia sobre “Marketing Multinível: por que dizer não?

  • 24/11/2017 em 08:12
    Permalink

    Será mesmo que vale a pena trabalhar com esse tipo de negócio? Quero entrar no multinivel mas tenho medo de me laskar. Investindo e não tendo retorno

    Resposta

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