A partir deste mês, entra em vigor na nossa plataforma uma mudança muito pedida pelos lojistas da Midhaz. Eles agora têm a possibilidade de ter um domínio próprio para todas as lojas da categoria Ouro.

Isso significa, além de muito mais credibilidade perante o público e os servidores de busca online, várias vantagens e possibilidades. Quer um exemplo?

Qual endereço virtual passa mais confiabilidade, na sua opinião: “sualoja.midhaz.com” ou “sualoja.com”? Se você escolheu o segundo, é esse que você terá adquirindo o domínio próprio da sua loja Midhaz.

Para esclarecer todas as dúvidas sobre o assunto e dar dicas para melhorar o desempenho do seu e-commerce, preparamos este artigo. Boa leitura!

O que é domínio próprio

O endereço virtual que você digita na barra do navegador para acessar um site é também conhecido como URL. É a partir dele que um site é encontrado, e é por meio dele que as pessoas buscam por uma empresa ou um produto na internet.

Uma URL é composta por alguns elementos que garantem que cada endereço seja mesmo único. Assim, cada site garante sua própria soberania na internet, sem que haja outros endereços iguais.

De uma forma técnica, esse endereço é um código formado por números e pontos, lido por um serviço chamado DNS e traduzido da forma que vemos. Na prática, uma URL é composta da seguinte maneira:

Estrutura de uma URL.

Aqui na Midhaz, até então, todas as lojas eram subdomínios. Na prática, a URL das lojas filiadas ao nosso marketplace aparecia assim na barra de navegação:

https://www.nomedaloja.midhaz.com.br

O fato do nome da loja estar antes do nome da empresa quer dizer que todas elas “moravam” dentro do domínio principal, que é o midhaz.com. Agora, as lojas Ouro vão poder se emancipar, tendo o próprio domínio virtual. Se o lojista quiser, a URL pode passar a ser assim:

https://www.nomedaloja.com.br

Além de ficar menor e mais fácil de decorar, divulgar e digitar, a URL com domínio próprio traz benefícios para o proprietário desse endereço virtual. Foi pensando nos lojistas que a Midhaz mudou, e as vantagens disso você vai descobrir agora.

Vantagens

Ter o próprio domínio virtual tem o grande potencial de atrair mais vendas para o seu site. Isso é resultado de uma série de ganhos que ele representa. Veja os principais:

Mais credibilidade

Como usamos de exemplo na introdução deste artigo, ter um site totalmente independente é visualmente passa mais confiança para o público. Mas não é só isso que muda.

O Google, ao ler sites para depois exibi-los nos resultados de busca, dá preferência para endereços independentes. Isso quer dizer que, ao buscar pelos produtos que você vende ou quer vender, o seu público vai ter mais chance de encontrar a sua loja.

Possibilidade de e-mail

O fato de ter um domínio próprio para o seu site permite que você registre um endereço de e-mail com o mesmo nome. Assim, você pode se comunicar com os seus clientes de uma forma mais profissional e bem-vista.

Divulgação

Com um domínio próprio fica mais fácil divulgar sua loja e vender, já que uma URL menor é mais fácil de memorizar e digitar. Principalmente para lojas que não possuem versões físicas, ter uma presença virtual marcante é fundamental.

Como configurar seu próprio domínio virtual

Para registrar seu próprio domínio na internet, você precisa encontrar um servidor. É o caso da GoDaddy, a maior empresa do mundo que hospeda e registra sites.

Ao entrar, você precisa escolher um domínio e um segmento, consultar a disponibilidade e efetuar o pagamento. A partir daí, basta fazer alguns ajustes e pronto. O registro só precisa ser configurado uma vez.

Para configurar o domínio próprio de uma loja Midhaz, no entanto, nossas equipes de Suporte e de Sucesso do Cliente (CS) darão todo o suporte necessário. Por isso, basta ter uma loja Ouro e entrar em contato.

Valores e prazos

Geralmente os valores para registrar um domínio virtual são em dólar. Isso porque, na grande maioria dos casos, o servidor que o abriga é americano.

Na GoDaddy, porém, os valores já são convertidos. É possível comprar um domínio a partir de R$4. Os valores variam bastante porque dependem do nome do domínio escolhido e da extensão. A .com, mais utilizada no mundo todo, é também uma das mais caras.

Quando alguém compra um domínio, ele vale por um ano. Isso quer dizer que, durante 12 meses, aquele endereço é exclusivamente seu. Quer dizer também que, por consequência, a renovação deve ser anual, assim como o pagamento.

Dicas

Se você quer ter o domínio próprio da sua loja Midhaz, então se liga nas dicas a seguir:

Escolha bem o nome

O nome da sua loja precisa ser fácil de entender, divulgar e ser lembrado pelo público. Por isso, tenta ao máximo escolher um nome curto e descomplicado para o seu domínio. E evite números e hífens.

O ideal é que ele tenha ligação direta com o segmento que você escolheu. E também que não use o nome de outra marca, já que isso poderá trazer problemas tanto de tráfego quanto judiciais

Fique atento às extensões

Optar pelo .online é mais barato, mas é o “.com” que tem maior visibilidade. E o “.br”, por indicar que é uma marca brasileira atuando no Brasil, recebe prioridade do Google.

Escolher uma ou mais extensões é tarefa tão difícil quanto a de escolher o próprio domínio. Por isso, pesquise e pense no futuro.

Considere registrar mais de um domínio

Todo site é um endereço virtual, e quanto mais caminhos levarem a ele, melhor para quem o possui. Por isso, se você puder registrar mais de um domínio para redirecionar o público ao seu site, faça isso.

O conselho principal é registrar o “.com” e o “.com.br”. Assim, você evita que o cliente deixe de entrar na sua loja caso não use o “.br”, e o melhor: evita que outra pessoa registre essa extensão.

Se você tiver alguma dúvida sobre essa nova funcionalidade, envie nos comentários. Mas se você ainda não tem uma loja Midhaz e ficou animado, adquira sua loja Ouro!

Lojas Midhaz agora podem ter domínio próprio!

2 ideias sobre “Lojas Midhaz agora podem ter domínio próprio!

  • 24/05/2019 em 01:15
    Permalink

    Boa Noite

    Meu nome é Claudio estou escrevendo para agradecer o retorno pois me ajudou muito a esclarecer sobre Dominio Próprio, então vou entrar na GoDaddy e providenciar a compra, por exemplo o nome que quero colocar na minha loja é Tá na Mão Variedades, quero fazer uma loja com diversas categorias como se fosse um shopping mesmo para a pessoa que entrar ter diversas opções de compras.
    No caso se compra os dois dominios que indicaram .com e .com.br minha loja teria dois endereços?
    http://www.tanamaovariedades.com e http://www.tanamaovariedades.com.br, qual o melhor endereço para divulgar nas publicidades que vou fazer? qual teria mais chance de venda pois quero divulgar muito a loja tipo , cartões para distribuir, Facebook, Instagram, meus pais tem uma revista de classificados de bairro vou anunciar a minha loja, enfim compro os dois dominios mais divulgo um só? se sim qual o melhor ? Muito Obrigado mais uma vez pela ajuda

    Resposta
    • 03/06/2019 em 20:05
      Permalink

      Oi, Cláudio!
      Obrigado pelo retorno! Por enquanto, as lojas Midhaz podem ter apenas um domínio próprio, ou seja, apenas um registro.
      Já sobre o endereço, o “.com” é mais barato e mais fácil de memorizar, mas o “.com.br”, por indicar um site brasileiro, também é uma boa ideia. Todas as duas opções são ótimas, ok? Compare e escolha a que preferir.
      Abraço!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami