Muitas pessoas sonham em abrir um negócio próprio por diversos motivos. Ser seu próprio chefe, fazer seus próprios horários e ter a possibilidade de ganhar mais dinheiro são alguns deles. E se você recebesse algumas ideias para empreender dentro de casa e sem gastar muito, seria um incentivo?

A ideia de que ter a própria empresa é uma atividade para quem já tem dinheiro não se sustenta mais, já que é possível começar fazer isso mesmo sem escritório, sem equipe e sem altos gastos. Além disso, sobra tempo para a família e para si mesmo.

Neste artigo, te daremos ideias para empreender e ganhar dinheiro, trabalhando em casa, para conseguir atingir os seus objetivos sem ocupar as suas horas vagas. Boa leitura!

1. Economia colaborativa

A ideia da economia colaborativa é dividir em vez de acumular. O modelo é interessante para a ajuda mútua. Os participantes oferecem aquilo que possuem e dominam e, em contrapartida, recebem o que precisam. Isso colabora para o crescimento pessoal e profissional de todos, além de reduzir o desperdício.

A economia colaborativa se divide em três segmentos. Conheça:

Mercado de distribuição

Esse mercado consiste na reciclagem e na reutilização de produtos. Quando você possui algo que não lhe interessa mais, mas ainda possui valor de mercado pelo bom estado mesmo após o uso, você pode monetizar esse produto e ganhar dinheiro comercializando-o.

Muitas pessoas costumam anunciar na internet produtos usados que estão conservados. Essa é uma boa maneira de se ganhar uma renda extra sendo sustentável, já que além de evitar o descarte você evita a produção de um produto novo.

Você pode vender o que quiser, mas é importante analisar o preço e o estado do produto. Venda sempre coisas que estejam conservadas e que possam ser vendidas por um preço interessante. Uma boa dica é vender roupas, seja na internet ou fazendo um brechó em casa. Muitas vezes, temos roupas que não nos interessam mais, mas podem ser interessantes para outras pessoas.

Lifestyles colaborativos

Aqui, a ideia é de difundir conhecimentos e habilidades. Você pode gravar vídeos ou dar aulas presenciais ensinando coisas que podem ser úteis para muitas pessoas.

Dessa maneira, você pode ganhar uma recompensa financeira pela transmissão dos seus conhecimentos, e ainda ajudar a construir um mundo melhor. Além de ser uma maneira de se ganhar dinheiro, se trata de uma ação social.

Sistemas de produtos e serviços

A ideia aqui é focar mais no benefício que algo pode trazer do que no produto ou serviço em si. Um exemplo é o Airbnb, que comercializa experiências de hospedagem de uma forma simplificada.

Se você mora em um imóvel com 2 quartos e só usa um, por que não alugar o outro? Assim, você lucra em cima de algo que já é seu e os seus clientes serão atraídos pelos benefícios de ficarem hospedados no seu local, e não pela hospedagem em si.

2. Consultoria

Se você tem talento para propor soluções e para tirar ideias do papel para que elas ajudem no sucesso de uma empresa, você poderá se tornar um consultor, ajudando com a criação de planos de negócios e fazendo análises de metrificações e registros.

A vantagem de se trabalhar nesse ramo é a possibilidade de não se restringir apenas à uma empresa e adquirir experiência com serviços prestados para várias corporações. Você pode atender na sua casa, sem a necessidade de se deslocar até o seu cliente.

Se você se interessou, veja nossas dicas para se dar bem nessa área:

Escolha uma área de atuação

É preciso escolher um nicho e definir um público-alvo específico, uma vez que o leque de opções que uma consultoria oferece é muito grande. Assim, é possível se especializar e se tornar referência. Lembre-se de que, quanto mais generalista for a atuação, menor será a sua credibilidade.

Estruture o atendimento

É importante que o consultor tenha um bom planejamento do que vai fazer e de como vai fazer. A forma de atendimento (por texto, e-mail, vídeo, Skype, YouTube etc) deve ser pensada com antecedência, assim como a agenda de horários, a preparação do conteúdo e as ferramentas utilizadas.

Invista em networking

É fundamental ter uma boa base de contatos em qualquer ramo profissional. Na consultoria, o networking é ainda mais importante, por se tratar de uma carreira que exige credibilidade e confiança por parte do consultor, que muitas vezes consegue clientes através de indicações.

Fidelize clientes

Esse é o segredo do sucesso. Fidelizar clientes é mais fácil, mais barato e mais rentável do que buscar clientes novos. Fora que, se houver sucesso na estratégia, com certeza haverá a recomendação dos seus serviços e você ganhará credibilidade no mercado.

3. Mercado Pet

O mercado pet é terceiro maior do mundo em valor de faturamento e está em constante crescimento, independentemente de qualquer crise. Essa é uma boa alternativa para empreender pela possibilidade de trabalhar em casa e pelo retorno financeiro.

Pelo envolvimento emocional dos donos com os seus pets, esse mercado é ótimo para a fidelização de clientes, já que, uma vez satisfeito com o seu serviço e/ou produtos, a chance dos donos dos bichinhos retornar é muito grande. Além disso, a indicação também fica muito mais provável..

Há diversos segmentos dentro do mercado pet que podem gerar um ótimo retorno financeiro. Confira a seguir detalhes de alguns deles:

Pet shop físico

Se você tiver um bom espaço na sua residência para abrir uma lojinha de produtos pets, essa pode ser uma ótima alternativa para ganhar dinheiro. Você terá um bom lucro após o investimento nos produtos e o volume de vendas costuma ser alto. Alimentação, higiene/beleza, vestuário e brinquedos são os nichos mais procurados e vendidos.

Banho e tosa

Essa atividade já exige uma preparação maior, profissionalizando o local e o empreendedor. Isso porque cuidar de animais domésticos exige cuidado, técnica e atenção, além de toda a documentação legal (não que as outras atividades não exijam, é importante frisar isso).

Fato é que todo dono de pet quer ver seu animalzinho limpo e cheiroso, mas nem todos têm tempo para cuidar disso. Outros até têm, mas preferem terceirizar.  E como é um serviço recorrente, dá lucro. Além disso, o investimento é muito baixo em comparação com o lucro destes serviços.

Creche e hotel para pets

Atualmente, muitos donos de pets ficam por horas fora de casa e não querem deixar os seus bichinhos sozinhos. Com isso, eles estão recorrendo às creches de animais, que está fazendo muito sucesso.

Se você tiver um bom espaço na sua casa para tomar conta dos bichinhos, abrir uma creche ou um hotel para pets pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro sem precisar de deslocar para trabalhar. O investimento, no entanto, será maior, assim como o retorno.

4. Freelancer

Caso você tenha alguma habilidade que pode ter demanda, fazer serviços como freelancer pode ser uma ótima estratégia para trabalhar em casa e ganhar dinheiro fazendo algo que você domina.

Há vários tipos de serviços que você pode fazer como freela. A seguir, vamos te apresentar as mais comuns e explicá-las brevemente:

Redator

Você é o tipo de pessoa que gosta de escrever e domina essa habilidade? Então essa pode ser uma ótima alternativa para ganhar dinheiro. Muitas empresas precisam deste serviço de redigir textos e buscam freelancers para executá-los, em vez de contratar a pessoa para trabalhar no escritório.

Designer

Assim como acontece com redatores, algumas empresas optam por designers que fazem trabalho de freela em vez de ter um profissional contratado para trabalhar na empresa. Desta forma, se você é criativo e domina ferramentas de designer, você pode ganhar dinheiro com isso.

Programador

Se você tem habilidades para desenvolver programas e coisas relacionadas à informática, os seus serviços podem ser requisitados por muitas empresas. Na era da tecnologia que estamos vivendo, este ramo está em alta e tem muito potencial.

5. E-commerce

Trabalhar com vendas na internet é uma das profissões autônomas mais comuns na atualidade. Isso se deve ao sucesso que as lojas online estão fazendo e o lucro que isso pode render para os lojistas.

A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estima que o faturamento das vendas no e-commerce chegue a R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em relação a 2018. Com isso, esse mercado se torna muito atraente e promissor para quem está buscando ideias para empreender.

Trabalhar com e-commerce significa ter muitas vantagens. Você poderá fazer o seu serviço de casa, terá o benefício de fazer o seu próprio horário e ganhar dinheiro mesmo estando offline, além de poder vender para pessoas de todo o país. Existem ferramentas online que te ajudam a divulgar o seu negócio e ainda a monitorar o seu desempenho.

Confira a seguir as principais categorias de produtos que geram ótimos lucros para vendedores na internet:

Produtos naturais

A procura por produtos naturais na internet não para de crescer. Essa categoria é excelente para ganhar dinheiro, considerando que a concorrência ainda é baixa apesar da demanda crescente. Portanto, trabalhando com bons fornecedores, as suas chances de lucrar com este nicho é alta.

Lembre-se de que produtos naturais não são apenas comidas sem agrotóxicos, veganas ou vegetarianas. Há também cosméticos, remédios e vários outros produtos que contém menos componentes industrializados e nocivos à saúde.

Moda

Neste nicho, a concorrência é maior, mas o volume de vendas também é muito alto,. Ainda assim, é o melhor mercado para contar com a ajuda das redes sociais. Muitas pessoas vendem artigos de moda apenas utilizando o Instagram ou o Facebook, por exemplo.

Além de roupas, você também pode vender acessórios, sapatos, lingeries e peças plus size. Busque por bons fornecedores, já que o leque de opções é grande. Vendendo bons produtos e a entrega sendo feita rapidamente com tudo dentro dos conformes, você conseguirá fidelizar muitos clientes.

Bebidas

Vender bebidas também é uma boa ideia para quem quer empreender em casa. A demanda é alta em qualquer época do ano, as opções são várias e os fornecedores também. Com isso, é possível ter um volume alto de vendas e muitos clientes, novos e recorrentes.

Você pode optar por focar em segmento específico de bebidas, como cervejas, cachaças ou vinhos. Essa é uma boa estratégia para ganhar autoridade e passar credibilidade no mercado.

Produtos Geek

Esses produtos mexem com a paixão das pessoas, então têm alto valor emocional. Isso significa maior valor de mercado também. É preciso, no entanto, estar atento às tendências e também conhecer o público-alvo.

Procure por produtos que estão em alta, assim as chances de concretizar vendas são maiores. Para isso, veja se tem algum filme de super herói famoso em cartaz no cinema, por exemplo. Caso tenha, procure por produtos deste personagem para comercializar, pois isso pode render um ótimo lucro neste período.

É possível trabalhar e ganhar dinheiro sem sair de casa. Se gostou dessas ideias para empreender, especialmente da área de e-commerce, saiba que você pode vender sem investir em estoque ou se preocupar com frente. Gostou? Então conheça o Dropshipping!

5 ideias para empreender trabalhando em casa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami