Responda mentalmente: você tem tempo livre? Se sim, como o aproveita? Acha que ele é suficiente? Se as respostas não foram muito positivas, está na hora de aprender sobre gestão de tempo e como conseguir se organizar melhor na vida profissional e pessoal.

Para ter qualidade de vida e se sentir realizado, você deve conseguir conciliar todas as áreas da sua vida. E isso inclui cuidar bem do trabalho, da família, dos amigos e de você, claro. Por isso, é fundamental que saiba administrar corretamente os seus horários.

Para saber como, continue lendo deste artigo. Gerenciar o próprio tempo é fácil e traz inúmeros benefícios. Boa leitura!

O que é gestão de tempo e por que se preocupar com isso?

Gerir o tempo é organizar a maneira como é feita a distribuição de tarefas e compromissos na sua rotina. O objetivo é conseguir fazer tudo o que se pretende e cumprir com todas as responsabilidades sem deixar o tempo livre de lado.

Separamos alguns motivos pelos quais você deve se preocupar em gerir melhor o seu tempo e ter uma rotina mais produtiva. Então confira:

1- Para melhorar o seu desempenho profissional

Gerindo o seu tempo, o seu rendimento no trabalho será melhor. Assim, você não perderá prazos, não sofrerá com estresses desnecessários e conseguirá fazer as suas atividades com mais qualidade. Com tudo isso, por até subir de cargo.

2- Para passar mais tempo com a família

Você poderá aproveitar melhor o seu tempo livre para ficar da sua família. Isso é importante para qualquer pessoa, já que a base familiar é muito importante e interfere diretamente no futuro de todos os membros.

3- Para conseguir ter uma vida social

A vida não é só trabalho: você também pode encontrar os amigos e socializar. Se divertir tendo momentos de lazer é algo muito importante para o bem-estar de qualquer pessoa.

4- Para ter mais tempo para si mesmo

Se você diz que não tem tempo para si mesmo, é porque está fazendo algo errado. Por isso, planeje seus horários de maneira que consiga ficar sozinho, realizar seus objetivos pessoais, cuidar dos seus próprios interesses e pensar na sua felicidade.

5- Para garantir a saúde física e mental

Você deve ter um tempo reservado para cuidar da sua saúde, tanto física quanto mental. Isso porque, com a sua saúde em dia, o seu bem-estar também estará. Portanto, cuide da alimentação, regule o sono e pratique atividades. Isso com certeza refletirá no seu desempenho do dia-a-dia.

Quais são os principais vilões?

Apesar de ser algo necessário na vida de qualquer pessoa, a gestão de tempo muitas vezes é impedida por alguns fatores pessoais. Listamos alguns os principais deles para que você fique atento e tente driblá-los para conseguir se organizar. Confira:

  • Procrastinação

Não é à toa que a frase “brasileiro deixa tudo para a última hora” ficou famosa. Muitas vezes, temos o costume de deixar tudo para depois, o que prejudica a nossa organização. Se tem algo a fazer, faça logo e evite atrasos, imprevistos e dores de cabeça. Assim, sua saúde agradece, seu tempo também.

  • Zona de conforto

O medo de tentar coisas diferentes nos tenta a continuar fazendo apenas aquilo que estamos acostumados. Mas isso nos faz manter também os maus hábitos, incluindo aqueles que colaboram para o desperdício de tempo.

Quando buscamos novidades, temos a possibilidade de melhorar a nossa qualidade de vida, sair da mesmice e aproveitar melhor o nosso tempo para fazer o que desejamos.

  • A incapacidade de dizer não

Diga “não” sempre que for necessário. Se você estiver no seu trabalho, por exemplo, e um colega te pedir para fazer algo e isso for atrapalhar a execução de outra tarefa mais importante, não hesite em negar. Isso porque é preciso elencar prioridades e ser firme.

  • A dificuldade de listar prioridades

E por falar nisso, quando você determina quais são as suas prioridades tudo fica mais fácil. A gestão de tempo também consiste em executar ações dentro do prazo programado. Isso, além de aumentar a sua produtividade, colabora para eliminar a procrastinação.

  • O acúmulo de tarefas

Essa é uma das consequências da procrastinação. Quando se deixa tudo o que deve ser feito para depois, você acaba acumulando tarefas e não consegue executar nenhuma de maneira satisfatória.

O que fazer?

Agora que já identificamos os obstáculos que impedem de fazer tudo o que se gostaria, vamos ver o que é necessário para mudar esse cenário e conseguir fazer uma boa gestão de tempo:

Autodisciplina é tudo

Faça um planejamento de tudo o que deve ser feito no dia. Mas saiba se controlar e tenha disciplina conseguir manter o foco e seguir o planejamento.

Desta maneira, você conseguirá realizar as suas prioridades sem ficar com o tempo apertado para isso. Lembre-se de não deixar que ocorra um acúmulo de tarefas.

Delegue funções

Se for possível, por que não dividir as tarefas com pessoas próximas? Seja em casa, no trabalho ou onde for, contar com ajuda é sempre válido. Delegando funções, você fica com menos tarefas só para você. Isso significa mais tempo para focar em menos coisas.

Valorize as pausas

Não deixe de descansar nos momentos necessários. Evite o esgotamento mental, pois isso pode influenciar no seu rendimento no trabalho e até na sua vida pessoal. A Síndrome de Burnout pode ser um fator determinante para atrapalhar a sua gestão de tempo. Neste caso, evite longas jornadas de trabalho.

Fazer pausas de 15 minutos, seja para tomar um café, seja para dar uma volta ou simplesmente respirar, pode te surpreender quanto ao ganho proporcionado.

Gerencie as 24 horas do seu dia

A gestão do tempo deve ser feita desde o primeiro momento do dia, e não apenas quando as coisas apertam ou ficam impossíveis. Faça um planejamento de todas as tarefas que você fará no seu dia e determine quanto tempo será necessário para realizar cada tarefa de maneira satisfatória.

Obviamente imprevistos podem acontecer, mas o ideal é que você sempre tenha em mente o tempo que gastará para exercer cada tarefa do seu dia-a-dia e quanto tempo você terá para descansar ao longo do dia.

Você não é escravo do relógio

A ideia é ter sucesso e ser feliz, e não correr contra o tempo e ter problemas por conta disso. Portanto, quando você listar as suas prioridades, verá o que é desnecessário e saberá se organizar melhor.

Hoje em dia, tudo é muito rápido. A velocidade com que as coisas acontecem vai contra a nossa paciência, e acabamos fazendo tudo com pressa. Elimine preocupações desnecessárias ou que podem ser resolvidas depois.

Ignore distrações

Nem sempre conseguimos fazer todas as atividades que deveríamos e queríamos ter feito ao longo do dia ou ao longo da semana. Muitas vezes, isso pode ser evitado se você não tivesse se distraído tanto com outras coisas.

O celular, hoje em dia, é o principal culpado pela queda de produtividade. Com muitas funções e ferramentas, principalmente as redes sociais, ele facilmente tira o nosso foco e atrapalha todo um planejamento, uma vez que o tempo passa sem que nada de muito útil tenha sido feito.

Pense também a longo prazo

Busque se planejar também ao longo da semana. Assim, você poderá fazer a sua gestão de tempo com antecedência e planejar tudo o que você precisa.

Não se esqueça de que é fundamental encaixar um tempo para o descanso e para o lazer nesse processo. Quando você consegue organizar a sua rotina com antecedência, você ganha qualidade de vida também a longo prazo, uma vez você não terá dores de cabeça correndo contra o tempo.

Quais os principais métodos de gestão de tempo?

Existem alguns métodos que ajudam no ganho de produtividade no trabalho, mas que também podem ser utilizados fora dele. Confira alguns deles:

Pomodoro

Este método é ótimo para pessoas que encontram dificuldades para manter a concentração. Ele funciona da seguinte maneira: deve-se ligar um alarme ou um despertador (pode ser do celular) para tocar de meia em meia hora.

A pessoa deve ficar completamente focada até o alarme tocar. Após o toque, deve descansar 5 minutos. Assim, pode parecer estranho, mas funciona.

É uma forma simples e eficiente de se conseguir manter a concentração nas atividades. Assim, gradativamente, sua mente será condicionada com este processo e o tempo que você consegue ficar focado aumentará.

GTD

O método GTD (Getting Things Done, ou “fazendo as coisas” em tradução livre) é focado em objetivos. Ele te ajuda a realizar ações sem pensar em outras atividades, uma vez que isso pode te atrapalhar na execução da tarefa que você está realizando no momento.

Esse método é composto por 5 etapas, que são : coletar, processar, organizar, executar e, por fim, revisar o que foi feito. Isso garante a qualidade daquilo que você produz no seu trabalho, além de melhorar a sua produtividade.

Matriz GUT

Esse método consiste em um esquema de notas. Você deve analisar as suas atividades e atribuir notas para cada uma delas de acordo com o grau de gravidade, urgência ou tendência, que são as 3 palavras que originaram a sigla GUT.

Na Matriz GUT, devemos atribuir notas de 0 a 5 para as tarefas a serem executadas da seguinte maneira:

Gravidade

  1. Sem gravidade;
  2. Pouco grave;
  3. Grave;
  4. Muito grave;
  5. Extremamente grave.

Urgência

  1. Pode esperar;
  2. Pouco urgente;
  3. Resolver rapidamente;
  4. É urgente;
  5. Ação Imediata;

Tendência

  1. Não mudará;
  2. Irá piorar a longo prazo;
  3. Irá piorar;
  4. Irá piorar em pouco tempo;
  5. Irá piorar rapidamente.

A gestão do tempo é útil e importante a toda e qualquer pessoa que queira tirar maior proveito da própria rotina diária. Seguindo essas dicas, você vai conseguir aumentar a produtividade e ter mais tempo para tudo o que acha importante, incluindo descansar.

Agora que você já sabe a importância de se gerir bem o seu tempo e como você deve fazer isso, que tal botar os novos conhecimentos em prática? Assim, você trará impactos para várias áreas, incluindo a profissional. E para ter mais tempo e sucesso no trabalho, que tal ler um outro artigo? Aprenda agora a dar um 360 na carreira!

Gestão de tempo: você sabe mesmo fazer?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami