Depois que a faculdade termina, nós ficamos meio perdidos no mundo, não é mesmo? Temos dúvidas sobre qual caminho seguir e qual a melhor escolha para nosso futuro. Afinal, a faculdade nos prepara apenas para a atuação, mas não para o planejamento de nossas vidas.

Assim, universitários recém-formados estão, aos montes, buscando algum objetivo para trilhar. Talvez você tenha alguma ideia sobre o que quer fazer, mas ainda não decidiu. Certo?

Nós sabemos que esse é um período bem complicado na sua vida. Afinal, você não está mais estudando, mas também não está trabalhando. Por esse motivo, separamos 4 dicas para te ajudar. Confira!

Estudar mais? É possível

Existem dois caminhos viáveis para um recém-formado continuar estudando. São elas a especialização e o mestrado. Entenda melhor o que são essas modalidades logo abaixo.

Especialização

Com a especialização você se prepara para o mercado de trabalho. É um título que tem bastante força para chamar a atenção de clientes, além de, durante o curso, ensinar muitos conhecimentos práticos.

Mestrado

O mestrado é para aquelas pessoas que querem o glamour da sala de aula. É a preparação para lecionar no ensino superior. Outra competência do mestrado está ligado a área de pesquisas. Assim, se você quer usar jalecos e suéteres, além de ler bastante, esse é o caminho.

Universitários recém-formados trabalhando? Isso existe

O maior erro dos universitários recém-formados, que tentam adentrar o mercado de trabalho, é a confiança excessiva em seus diplomas.

É importante a certificação do ensino superior? Sim, é, mas mais importante que isso são as habilidades práticas que você tem.

Por exemplo, se uma pessoa é formada em engenharia, nós podemos dizer que ela tem bom planejamento, sabe administrar recursos…

É assim que se consegue um lugar no mercado, em vez de dizer somente “sou engenheiro”.

Ainda com dúvidas, mas a verba está curta? Tente o mundo virtual

Nem sempre é possível ter tempo para escolher o que quer fazer. Entretanto, existe uma solução bem bacana que pode ser adotada: os trabalhos online.

É possível fazer trabalhos de freelancer como redator, diagramador, design. Além disso, abrir uma loja virtual não envolve tantos custos e, desde que tenha as habilidades certas, é um negócio fácil de gerir no começo.

Assim, além de não ter que trabalhar por 8 horas diárias, você consegue uma pequena verba que pode ser muito útil até o momento de decidir o que quer fazer.

Quem sabe você não acaba se apaixonando pelo mundo virtual e fica por aqui mesmo?

Existe algum segredo para ter ser bem-sucedido? O cuidado pessoal

Não é a sua formação, os cargos que você ocupou ou aquilo que você almeja que vão definir seu sucesso. O que realmente interfere nisso é o autoconhecimento.

É preciso saber quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos, assim como entender o uso dessas vantagens. Até porque, você pediria para um peixe voar ou nadar?

O aprimoramento é essencial: alimentação correta, exercícios, estudo e sempre muita atenção às oportunidades.

No final, não importa exatamente o que você quer fazer, desde que tenha as competências para isso e saiba como aplicá-las no momento certo. Dessa forma, até universitários recém-formados podem disputar nas mais diversas áreas.

E você, tem alguma dica pra gente? Deixe ela aqui nos comentários e compartilhe as informações com outras pessoas que têm as mesmas dúvidas que você.

Confira nossas dicas para universitários recém-formados!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami