Há algum tempo, as exigências das empresas para contratar eram mais baseadas na técnica. Conhecimentos em softwares, boa escrita e até mesmo rapidez na datilografia eram muito valorizados. Algumas ainda permanecem em alta, mas elas vêm se juntando a novas competências profissionais, que você deve acumular caso queira conquistar uma boa posição no mercado. 

A crise pela qual passa a economia brasileira fez com que as exigências para contratar ficassem ainda maiores, em virtude do pouco número de vagas disponíveis. Com muita gente no mercado, disputando os poucos postos, ganha aquele que consegue reunir mais qualidades profissionais, já que o dinamismo é a palavra de ordem nas organizações. 

E é bom que você esteja preparado: a cada dia, surgem mais e mais pessoas super-qualificadas. Se você não se preparar, dificilmente conseguirá superar os concorrentes na busca por um bom emprego. 

Traços de liderança

Esqueça a liderança como uma posição legitimada pelo cargo. Os líderes atuais são aqueles que demonstram a capacidade de influenciar as equipes em busca dos objetivos estratégicos da organização. Eles não estão, necessariamente, formalizados no organograma da empresa e sim espalhados pelo corpo de funcionários, exercendo seu papel organicamente. 

Mesmo que você não venha a ser um coordenador, supervisor ou gerente, os traços de liderança são características importantes que você deve conservar e desenvolver para se dar bem no mercado atual. 

Capacidade de trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é fundamental para as empresas hoje em dia. Em muitos casos, já vêm sendo adotadas estruturas projetizadas. Ou seja, a empresa forma o time de trabalho para realizar um projeto específico, reunindo profissionais de diversas áreas diferentes. 

A multidisciplinaridade é um fator de peso para as organizações, já que possibilita a troca de ideias e experiências entre pessoas com diferentes vivências e perfis, o que só enriquece os trabalhos realizados.

Habilidade para falar em público

Fazer palestras, apresentações ou mesmo liderar reuniões com um grande número de participantes está no escopo da grande maioria dos profissionais. E, por incrível que pareça, falar em público ainda é um desafio para muita gente. 

A boa oratória pode ser um diferencial importante para quem está buscando uma vaga. Caso você sinta dificuldades em realizar este tipo de trabalho, procure ajuda especializada. Existem inúmeros cursos voltados para pessoas que enfrentam dificuldades para enfrentar a plateia. 

Fazer mais, com menos

Acabou a era dos recursos fartos nas empresas. Atualmente, com orçamentos apertados, as organizações precisam de funcionários criativos, capazes de encontrar soluções práticas, baratas e funcionais. Fazer mais, com menos, tornou-se um lema para quem está no mercado. 

Em qualquer área que você atue, a reunião de características como as listadas acima só trará benefícios para você. Acredite: buscar o aperfeiçoamento constante, principalmente em habilidades que você ainda não possui, será o principal diferencial na sua busca por um posto de trabalho. Pelo menos, é isso que seus concorrentes devem estar fazendo neste momento. 

Se você tem mais alguma sugestão ou conhece outras competências profissionais demandadas pelo mercado atual, participe deixando seu comentário aqui no post! 

Competências profissionais: fique por dentro das novas exigências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami