A época mais comemorativa do ano está chegando e as pessoas começam a se preparar para as compras. O número de vendas no mês de dezembro aumenta relativamente em relação ao resto do ano, isso tudo por conta do Natal.

Para acompanhar essas comemorações, seu e-commerce estar preparada. Então, está na hora de investir e aproveitar essa data para alavancar suas vendas. Para isso vamos te dar algumas dicas de como melhorar as suas vendas no Natal.

A importância do Natal para o e-commerce

O Natal é, sem dúvidas, a principal data do calendário comercial. Lembra de como ficam os shoppings e outros centros de compra nessa época do ano? Agora imagine também o volume de tráfego também no comércio virtual.

Números

No período entre 15 de novembro a 24 de dezembro de 2018, segundo a Ebit/Nielsen, o faturamento do e-commerce no Brasil foi de R$ 9,9 bilhões, o que representou aumento de quase 14% em relação ao ano anterior.

Já o tíquete médio passou de R$ 457 para R$493, e o número de pedidos superou os 20 milhões. As categorias com maior número de vendas foi a de Eletrodomésticos, Perfumaria e Cosméticos, Moda e Acessórios, Casa e Decoração e Telefonia e Celulares.

Comércio virtual

Cada vez mais, as pessoas têm acesso a internet e aparelhos como smartphones e tablets, o que faz com que elas estejam inseridas no meio digital. Com isso, as vantagens e facilidades proporcionadas pelo comércio virtual fazem com que essa seja uma opção cada vez mais explorada.

Mas nem sempre foi assim: boa parte das pessoas tinha receio de fazer compras pela internet. Fatores como segurança dos dados fornecidos, tempo de entrega dos produtos e a própria confiabilidade dos e-commerces pesavam bastante.

Hoje, os sites de venda estão cada vez mais seguros e confiáveis, e os prazos de entrega mais rápidos e flexíveis (com possibilidade de isenção de custos para o consumidor em alguns casos). O comércio virtual ganhou a confiança dos brasileiros e isso se reflete no dia a dia.

Como vender mais no Natal

Se você quer aumentar o volume de vendas do seu e-commerce no fim de ano, então leia as dicas abaixo:

1- Crie um calendário estratégico

Se você quer vender mais do que em outras épocas do ano, é preciso também se esforçar além do habitual. Por isso, a estratégia de Natal do seu e-commerce deve ser traçada com antecedência para trazer resultados realmente expressivos.

O primeiro passo é fazer um calendário com todas as ações planejadas, incluindo preparação e execução. Isso abrange os produtos, os canais de atuação e o marketing a ser feito em cima de tudo isso. Mas não se preocupe: explicaremos tudo a seguir.

2- Ajuste o Layout

Assim como praticamente todas as lojas físicas se enfeitam para o Natal, o seu e-commerce também deve estar bem decorado. Afinal, o o layout é o cartão de visitas da sua loja e a primeira impressão que os visitantes têm ao entrar na loja.

Investir no aspecto visual causa impactos positivos que podem aumentar o volume de vendas. Isso porque, juntos, os elementos fazem com que o público se sinta mais à vontade e motivado para fazer compras.

Uma dica boa para esse clima natalino é mudar a cara da loja. Personalize itens como logo e banner! Troque também as fotos de perfil e capa nas redes sociais. A intenção é deixar o público animado para acessar o e-commerce e se encantar com as promoções.

3- Ofereça pelo menos um diferencial

O que a sua loja vende? E o que te garante que esses produtos são mesmo as melhores opções do mercado? Se você quer saber como vender mais no Natal, tenha em mente que vai ser preciso se destacar da concorrência.

Para isso, é preciso oferecer pelo menos um grande diferencial. No Natal, geralmente as pessoas já sabem o que querem comprar porque vêm pesquisando por isso há meses. E você, sabe o que quer vender e como fazer isso?

Alguns fatores cruciais que pesam na decisão do comprador são qualidade, preço, condições de pagamento e frete. Isso quer dizer que, se houver um mesmo produto com preços iguais em duas lojas, o cliente tende a comprar na que oferecer parcelamento sem juros ou frete grátis, por exemplo.

Portanto, faça com que a sua loja seja a melhor diante da concorrência. Vale sacrificar algumas coisas em prol de um volume de vendas maior e, melhor que isso, vários clientes satisfeitos e que podem voltar a comprar ou indicar o e-commerce para outras pessoas.

4- Crie um fluxo de e-mails

O e-mail é uma ótima forma de manter um relacionamento com a sua base de clientes e possíveis clientes. Tudo o que você precisa é ter o endereço eletrônico de todos eles e enviar conteúdos na medida em que o Natal for se aproximando.

Essa é uma ótima oportunidade para reativar os clientes antigos e finalmente converter aqueles contatos que demonstram interesse na sua loja mas ainda não compraram nada nela.

É importante que você crie um e-mail com uma chamada bem atrativa, para despertar a atenção do público. Deixe claro que o Natal está chegando e a sua loja está ali com várias dicas para presentear.

Seja breve, mas explicativo quanto às novidades da loja para a data. Quais os produtos ou fatores que podem fazer com que eles entrem no site e comprem algo? É preciso criatividade e persuasão para garantir o sucesso dessa estratégia.

5- Use as redes sociais em seu favor

De nada adianta ter uma loja especialmente preparada e boas promoções se ninguém ficar sabendo. Por isso, é essencial divulgar o seu e-commerce e a sua campanha. A maneira mais fácil e barata de fazer isso é por meio de redes sociais.

Praticamente todos os seus clientes e contatos devem ter perfis em plataformas como Facebook e Instagram. Além disso, lá estão milhares de possíveis compradores. Então, por que a sua loja também não está presente?

Crie uma página, publique conteúdos sobre os produtos, a loja e o que mais for importante, explore as funcionalidades comerciais das redes e alcance cada vez mais pessoas com as suas publicações. Assim você divulga o seu negócio e aumenta as vendas.

É sempre bom manter o contato com seus seguidores, informando as novidades que estão por vir, aumentando o engajamento da sua marca e sua credibilidade para clientes e futuros clientes. Sugira compras de presentes, tire dúvidas, ofereça suporte e forneça um atendimento impecável.

6- Aposte na criatividade

Como vender mais no Natal se as estratégias são sempre as mesmas? É preciso ter criatividade para tomar decisões criativas se quiser obter resultados fora da curva.

Utilize os Stories do Instagram, faça enquetes para saber o gosto do público, pergunte quais produtos eles estão procurando, faça contagens regressivas para o Natal, entre no clima.

Pense também em descrições e chamadas para redes sociais que vão realmente chamar a atenção da audiência. Outra dica importante é vender para seus amigos. Nada melhor do que contar com quem já te conhece, assim eles não irão precisar buscar por presentes em outros sites virtuais.

7- Garanta um bom atendimento

Sua estratégia de vendas está imperdível, sua divulgação está a todo vapor e as visitas ao e-commerce estão bombando. A pergunta é: você a sua loja estão preparados para isso? A pergunta pode parecer boba, mas em muitos casos a resposta é não.

Um maior número de visitas representa aumento no tráfego. Muitos servidores possuem um limite de acessos que, se ultrapassado, pode simplesmente tirar o site do ar. E se isso acontecer, você acabará tendo prejuízo.

Outro ponto importante é a oferta de um bom atendimento. E se os visitantes tiverem dúvidas sobre produtos, pagamento e frete, por exemplo? Você vai estar pronto para responder a todos eles?

Uma dica é antever essas dúvidas e respondê-las, todas, na descrição dos produtos e dos processos. Lembre-se de as pessoas precisam se sentir à vontade para poder comprar na sua loja e, se elas tiverem inseguranças, provavelmente abandonarão o carrinho.

O poder do pós-venda

Após aprender sobre todo esse processo para vender mais no Natal, se engana quem pensa que tudo acaba após o cliente pagar pelo produto. Na verdade, o pós-venda é tão importante quanto o processo em si, já que garante a fidelização dos consumidores e a boa imagem da sua loja perante o mercado.

O primeiro passo é entrar em contato com o cliente para saber da satisfação dele com o produto adquirido. Correspondeu às expectativas? Teve algum problema com frete? Essas são algumas das perguntas que podem ser feitas por e-mail ou por redes sociais.

O segundo passo é investir em detalhes que farão toda a diferença, como brindes. Um cupom de desconto para a próxima compra, por exemplo, apesar de diminuir seu lucro vai incentivar a recorrência da compra. Cartões de visita, canetas e outros objetos também agradam seus clientes e ajudam na memorização da sua marca.

O terceiro passo é manter contato. Não espere o próximo Natal para reativar esses clientes! Sempre que houver uma oferta especial ou uma condição tentadora, deixe-o ciente. Afinal, todo mundo gosta de ser lembrado, sobretudo em situações positivas.

Agora que você já sabe como vender mais no Natal, que tal aprender dicas sobre vendas para o ano todo? Aprenda agora a como ser um bom vendedor!

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