O atual momento econômico e político do país é de instabilidade e isso afeta diretamente o nosso dia a dia. Enquanto esperamos pela recuperação da economia, que trará consequências como o aumento da oferta de emprego, devemos criar estratégias para superar a crise e seus desdobramentos. Para ajudar, preparamos dicas interessantes para serem aplicadas nesses tempos difíceis. Confira nesta lista como superar a crise e o desemprego. Acompanhe!

Rever as finanças

Sabendo que passamos por um momento econômico delicado, o primeiro passo que devemos dar para conseguirmos passar pela crise da melhor maneira possível é conhecendo detalhadamente nossas finanças para, depois, conseguirmos organizá-las, fazendo sua gestão adequada.

Com esse quadro mais claro das finanças da família, é possível colocar tudo no papel para reorganizar o orçamento doméstico. Analisando o que é ou não é prioridade, será importante cortar alguns gastos e até mesmo repensar os hábitos de consumo.

Criar hábitos

Se você percebeu que terá de cortar gastos com o lazer, procure alternativas gratuitas ou mais acessíveis. Costuma jantar fora ao menos uma vez por semana? Aprenda novas receitas e prepare bons jantares em casa. Gasta muito com estacionamento e gasolina? Considere utilizar mais serviços como viagens de carro compartilhadas, promoções em aplicativos de táxis ou até mesmo o transporte público. Pesquise alternativas e crie novos hábitos para equilibrar melhor os gastos

Evitar dívidas

Se o momento é de crise, ele não é favorável para que novas dívidas sejam criadas, principalmente as que envolvem financiamentos de longo prazo. E se houver algum patrimônio que não é necessário no momento (como um carro ou uma casa na praia), considere liquidá-lo para quitar dívidas já existentes e evitar que os altos juros aumentem a conta a pagar.

Investir em novas qualificações

Está empregado(a), mas tem dúvidas se a situação é favorável? Pesquise sobre o crescimento em sua área de atuação e, se a perspectiva for boa, invista em bons cursos (que caibam no seu orçamento) e busque o aprimoramento. Caso contrário, reconsidere recolocar-se no mercado de trabalho, focando em alguma opção que possa oferecer melhores chances não somente hoje, mas futuramente. De qualquer maneira, investir em qualificação é sempre uma boa ideia.

Buscar alternativas

E por falar em trabalho, é interessante, nesse quesito, buscar fontes alternativas de renda, com a venda de produtos e serviços. Tem algum talento especial que pode ser aplicado em algo para ser vendido? Invista nisso construindo uma rede de clientes, que pode começar no “boca a boca” e nas redes sociais. Desenvolva um produto/serviço de qualidade, divulgue-o e consiga essa renda extra trabalhando de casa.

Saber empreender

Ainda falando sobre trabalho e novas oportunidades, aproveite ideias inovadoras e considere empreender nelas (desde que não haja grandes riscos). Busque dicas de empreendedorismo, veja como bons empreendedores agem, pesquise o mercado e encontre a oportunidade ideal que para empreender, mesmo em tempos de crise.

Como vimos, a disciplina, a pesquisa e a criatividade são palavras-chave para o momento atual. Com esses três termos em mente e as dicas acima, vimos como superar a crise e o desemprego. Conhece outras opções eficientes e quer compartilhar com demais leitores? Comente logo abaixo!

Como superar a crise e o desemprego e ficar mais tranquilo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami