Muitos profissionais começam a se sentir estagnados após um certo tempo de trabalho na mesma empresa, o que pode ser bastante prejudicial. Além de ter impacto direto na saúde profissional, uma carreira bem-sucedida também exerce influência nos âmbitos pessoal e familiar. Então, como subir de cargo?

Neste artigo, trazemos algumas boas práticas a serem seguidas ser seguidas por quem quer escapar da monotonia dentro de uma empresa e conquistar o tão sonhado crescimento. Portanto, continue a leitura e confira como se tornar um profissional melhor para conseguir subir de cargo.

Combatendo a estagnação profissional

De acordo com uma pesquisa da Page Personnel, empresa global de recrutamento especializado de profissionais técnicos e de suporte à gestão, 1 a cada 3 profissionais saem de seus empregos por estagnação profissional ou falta de estímulo no trabalho.

Com esse dado, vemos que o problema é realmente comum. Antes de qualquer coisa, no entanto, você sabe o que seria a estagnação profissional e como detectá-la?

O que é estagnação profissional

A estagnação profissional é o sentimento de inércia devido ao congelamento da rotina profissional, à falta de novos desafios e à ausência de objetivos claros de onde se quer chegar. Em alguns casos, existe até a sensação de regresso na carreira.

Se você está há muitos anos fazendo as mesmas atividades, não possui interesse por novos desafios e não obtém reconhecimento, está na hora de repensar os seus objetivos.

Como evitar

Prevenir e combater a estagnação profissional é importante para evitar problemas como a Síndrome de Burnout e até uma possível demissão. Para conseguir isso, você deve tomar atitudes como:

 

  • Busque conhecimento sempre: O aprendizado é o principal motor profissional. Para conseguir sair da monotonia, você precisa aprimorar os seus conhecimentos sobre a sua profissão e suas áreas de interesse.

 

 

  • Não tenha medo de errar: Arrisque. Tente projetos, tarefas, funções novos. Se você tiver medo de errar, você continuará fazendo sempre o mesmo e jamais sairá do lugar.

 

 

  • Tenha objetivos claros: É preciso saber onde se quer chegar. Defina seus objetivos e foque em conquistá-los, assim ficará mais fácil receber reconhecimento.

 

 

  • Desafie-se para ir além: Que tal tentar colocar em prática aquele projeto que você concebeu? Já pensou em passar ideias novas para o seu gestor? É saindo do lugar comum que se chega longe.

 

Como subir de cargo

Já te demos dicas de como combater a estagnação e se tornar um profissional melhor. Agora que você já sabe como fazer isso, o próximo passo é subir de cargo na empresa em que trabalha. Confira como atingir esse objetivo:

1- Seja proativo

Cumprir com as tarefas inerentes ao cargo e entregar bons resultados são coisas que o seu chefe já espera de você. Portanto vá além.

Além de melhorar processos de trabalho, sua proatividade pode fazer com que o seu chefe enxergue em você um potencial para exercer funções em um cargo superior ao que você atua atualmente.

2- Saiba receber feedbacks

Os feedbacks são muito importantes para que você possa crescer pessoal e profissionalmente. Saber o que está sendo feito de forma satisfatória e o que precisa melhorar é fundamental para a tomada de decisão. Assim, saiba escutar e reconheça que dicas e críticas são feitas para que o seu desempenho melhore.

Após as reuniões de feedback, faça autoavaliações e veja em que e como você pode melhorar como profissional. Preocupe-se em entregar resultados melhores e saiba que eles têm grande importância para a equipe e para a empresa.

3- Tenha um bom relacionamento com a equipe

Dificilmente você subirá de cargo se já não se dá bem com os seus colegas de trabalho. Isso porque, ao conceder tarefas para subordinados no novo cargo, certamente terá problemas, principalmente por não ter o apoio da equipe.

Portanto, seja sociável. Colocar o profissionalismo acima de diferenças pessoas é importante para manter um bom relacionamento, conquistar a sua ascensão e se manter na nova posição.

4- Apresente soluções para resolver problemas

Um bom profissional não se preocupa apenas com a sua atuação. Isso significa que você deve se importar com a empresa como um todo, como um ecossistema interligado.

Assim, buscar eliminar gargalos e melhorar processos é uma ótima atitude para quem quer crescer.

6- Demonstre autoridade naquilo que exerce

Para conseguir uma promoção, é legal fazer coisas além das suas responsabilidades. Contudo, você deve mostrar que domina as atividades principais que lhe são designadas à realizar.

Sempre que for cumprir uma demanda, faça da melhor maneira possível. Assim, além de demonstrar interesse, você prova que está apto para lidar com maiores responsabilidades.

7- Manifeste a sua identificação com a empresa

De nada adianta se esforçar para conseguir subir de cargo se você não demonstrar sua identidade com a companhia em que trabalha.

Portanto, se fizer sentido para você, mergulhe na cultura da empresa. Compartilhe com os valores, tenha a missão principal como objetivo e vista a camisa.

8- Seja paciente em sua missão

Para conseguir a sua sonhada promoção, você deve seguir todas as dicas citadas acima. Contudo, não se afobe nessa missão. Seja paciente e saiba que pra tudo tem o momento certo.

9- Tenha uma boa imagem profissional

Se você quer saber como subir de cargo, de nada adianta seguir todas as outras dicas se não se atentar a esta última. Assiduidade e pontualidade são alguns dos fatores fundamentais para a construção de uma boa imagem profissional.

Além disso, é preciso evitar discussões antiprofissionais e comportamentos que possam demonstrar imaturidade e falta de preparo. Zelar pela própria imagem dentro da empresa é indispensável.

O que não fazer

Além do que fazer para ser promovido e vencer a estagnação profissional, veja agora quais atitudes podem te atrapalhar na conquista desse objetivo:

Não amar o que faz

Não adianta imaginar como subir de cargo se você não se identifica com o que faz. Portanto, se não você não gosta das suas atividades no trabalho ou não se identifica com a cultura da empresa, o ideal é pedir demissão e procurar algo que seja mais a sua cara.

Não se esforçar

Pode parecer óbvio, mas há muitas pessoas que querem subir de cargo sem botar a mão na massa. Para obter resultados acima da média, são necessários esforços acima da média. Saia da sua zona de conforto!

Pensar só no dinheiro

Ser promovido é muito bom, mas com grandes poderes vêm grandes responsabilidades. Se você busca subir de cargo apenas pelo aumento do salário, então talvez não seja uma boa ideia. Isso porque o impacto nas suas finanças pode não compensar o esforço necessário para te manter no novo cargo.

Confundir liderança com autoritarismo

Ninguém gosta daquela pessoa chata que só fica dando ordens e delegando tarefas. O ambiente de trabalho vem se tornando cada vez mais colaborativo, e não há sentido para haver ditadores profissionais.

Sentir-se superior

Se você acredita que as suas opiniões são melhores que as dos outros, terá sérios problemas no ambiente de trabalho. Em um bom ambiente profissional é preciso escutar mais o próximo e não tomar decisões baseadas apenas na vontade própria.

A estagnação profissional é um problema que pode ser combatido a partir de mudanças de pensamento e de atitude. Agora que você já sabe como subir de cargo, aprenda a melhorar o seu desempenho profissional. Leia agora nosso artigo sobre produtividade!

Como subir de cargo em 9 passos simples

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami