Seja você o profissional que acabou de entrar no ramo de vendas pela internet ou o que já tem alguma experiência no mercado, é sempre bom ficar atualizado. Isso porque certamente há várias outras pessoas vendendo o mesmo que você. Como ser um bom vendedor, então?

Para se destacar e vender mais, é preciso ter uma performance acima da média. Como? Como dedicação, estudo e muito trabalho. Neste artigo, você vai saber o que deve fazer para melhorar a performance em vendas e obter sucesso. Boa leitura!

1- Vista a camisa da empresa

Se você quer ser um bom vendedor, precisa arregaçar as mangas e trabalhar duro. Então, é hora de mostrar que a sua loja é a melhor do mercado e que oferece os melhores produtos pelos menores preços com as melhores condições.

Sua loja foi montada por você, carrega a sua identidade e deve ser defendida com unhas e dentes. Se você vende para alguém, precisa acreditar nela e no que você vende. Isso requer produtividade.

Toda venda é importante, não importa o valor. E todo visitante é um cliente em potencial, mesmo que a princípio não demonstre interesse em comprar nada. Por isso, seu esforço pode fazer com que no fim do mês você alcance um alto volume de vendas e uma boa porcentagem de conversão.

Mais do que mostrar os motivos pelos quais a sua loja é útil para os seus clientes, prove que ela é a melhor opção. Valorize os diferenciais e as vantagens que ela oferece aos clientes.

Confie em você, no que você escolheu trabalhar, acredite nos seus produtos e passe confiança para seus clientes. Esse é  caminho para ser um vendedor de sucesso.

2. Tenha autoconfiança

A autoconfiança é tudo. Ao vestir a camisa da loja, é preciso acreditar nela, nos produtos que você vende e em você mesmo.

O objetivo de um bom vendedor é converter todos os possíveis compradores. Isso inclui técnicas de abordagem e persuasão. Como vender um produto que nem você conhece ou acredita na qualidade?

É preciso ainda ficar ciente de que às vezes a meta não é batida, mas que isso é resultado de algo que pode ser consertado ou evitado no próximo mês. Então, nem sempre as coisas e as situações vão sair como planejado! Isso acontece. mas não pode ser recorrente.

3. Esteja sempre atualizado

Uma das características de um bom vendedor é o conhecimento. Você precisa estar sempre por dentro das atualizações e técnicas de vendas. Conhecimento nunca é demais, não é mesmo?

Conheça também sobre a empresa que você tem ou trabalha. Conheça sobre os produtos, sobre os processos, sobre tudo o que envolver o seu trabalho. Conheça seu público, saiba do que ele gosta, do que não gosta, do que ele procura e como agradá-lo.

Busque por boas técnicas de vendas e esteja sempre atento às novas formas de divulgação. Fique atento aos seus concorrentes, às marcas do mesmo ramo, procure saber como o mercado está evoluindo e deixe sua marca registrada.

Um bom vendedor tem todas as respostas na ponta da língua, surpreendendo até o comprador mais exigente. Isso significa que você sabe o que está fazendo. Passando essa confiança, vender fica bem mais fácil.

4. Invista em divulgação

Seus amigos conhecem a sua loja? Sua família sabe os produtos que você vende? Divulgando o seu e-commerce, você passa a ser referência para as pessoas próximas quando elas precisarem comprar ou fazer indicações para alguém.

No meio físico

É fato que a divulgação boca a boca é a mais eficaz para um negócio. E o sucesso das suas vendas depende dela. Não adianta ser um bom vendedor se as pessoas não chegarem até você.

Cartões de visita ainda são úteis e ajudam as pessoas a lembrarem da sua loja. Brindes personalizados, além de agradarem as pessoas, também reforçam o poder da sua marca e a memorização dela.

Uma boa divulgação traz mais clientes, que vão trazer mais clientes, que vão trazer mais clientes até você. Por isso, nunca subestime esse processo.

No meio virtual

A internet tem o poder de fazer com que a sua loja alcance pessoas de qualquer lugar do mundo. Por isso, divulgue-a também no meio virtual. Mas como fazer isso? Use as redes sociais!

Crie um perfil comercial no Instagram e uma página no Facebook. Assim, você reforça a presença da sua marca na internet e expande seu público além de conhecidos.

Depois de ter escolhido o seu nicho e ter montado suas redes sociais, você precisa ir atrás do seu público de interesse. E como achar essas pessoas?

No Instagram, uma boa dica é pesquisar perfis que vendem os mesmos produtos que você. Siga alguns de seus seguidores para que outras pessoas de mesmo interesse fiquem sabendo da sua loja e comece a te seguir também.

Já no Facebook, a dica é convidar todos os seus amigos a curtirem a sua página. A partir daí, o alcance vai aumentar de forma natural. Contando, claro, com a qualidade e a quantidade de publicações que você fará.

5. Crie Metas

Como ser um bom vendedor sem ter objetivos a alcançar? É preciso ter metas bem claras a serem cumpridas.

Estabeleça os alvos que você deseja alcançar durante um determinado período de tempo e foque neles. Com isso, você terá um estímulo pessoal todos os dias.

Alguns exemplos de metas que você pode estipular são:

  • Vendas mensais;
  • Valor de faturamento;
  • Vendas recorrentes;
  • Ticket médio (valor médio gasto em cada compra);
  • Taxa de conversão.

6. Aposte no Networking

Bons vendedores possuem boas redes de networking. É por meio delas que a sua marca ganha reconhecimento, valor de mercado e, consequentemente, mais vendas.

Para criar sua própria rede é bom cultivar os seus contatos existentes. Cultive um bom relacionamento com os seus clientes, possibilitando toda atenção possível para que eles repassem uma boa impressão da sua loja para outras pessoas.

Tenha uma boa relação com outros lojistas e vendedores e não deixe de frequentar eventos importantes para o segmento. Apresente-se, troque cartões de visita, seja conhecido.

7. Não se esqueça do pós-venda

Não é apenas o momento da venda que é importante: o pós-vendas é fundamental. Não se esqueça dos clientes que já realizaram alguma compra na sua loja.

Dias após compra, entre em contato para receber um feedback sobre o produto e o processo de vendas. Pergunte o que acharam do produto, se supriu as necessidades e se atingiu as expectativas.

Consulte a satisfação dos clientes e mostre a eles que você faz questão de dar toda assistência possível. Dessa forma, você vai reduzir a chance de ter problemas com reclamações sobre possíveis defeitos e mal-entendidos, além de reafirmar a importância dos clientes para a sua loja.

Aproveite o contato dos clientes para criar uma boa base. Divulgue promoções e novidades, mas sem ser invasivo ou cansativo. Deixe sempre sua base de clientes atualizadas com as novidades da sua loja.

Agora que você já sabe como ser um bom vendedor, que tal colocar essas dicas em prática e se preparar para uma das melhores datas do comércio? Saiba como vender mais na Black Friday!

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