Qualquer pessoa gostaria de ter mais dinheiro. Isso porque esse é um recurso escasso, ou seja, insuficiente para suprir todas as necessidades. Algumas dessas necessidades, no entanto, têm pressa: casamentos, viagens, bens ou ainda emergências exigem pressa. Então, como juntar dinheiro rápido?

Há quem acredite que exista uma fórmula pronta para conseguir isso. E há quem duvide que seja possível. Neste artigo, no entanto, você vai perceber que não podemos confundir as coisas. Sem dedicação, realmente não há sucesso. Mas do contrário, é possível ganhar mais e juntar mais.

Se você quer fazer um planejamento financeiro para alcançar um objetivo, deve realizar 3 ações principais: gastar menos, aumentar a renda mensal e transformar a diferença em investimento. Quer saber como? Então continue a leitura!

Gastando menos

Pode parecer óbvio falar que para conseguir juntar dinheiro rápido é preciso reduzir os gastos. Contudo, existem diferentes maneiras de se poupar. É importante entender e acreditar que é possível economizar sem diminuir o seu padrão de vida. Para isso, basta ter disciplina e seguir as seguintes dicas:

Trace objetivos:

Você deve ter metas para saber quanto de dinheiro deve guardar por mês. Tendo um objetivo a ser alcançado, a dedicação aumenta. Isso porque assim você condiciona a sua mente para agir da maneira correta até que tenha dinheiro guardado o suficiente para fazer o que pretende.

Mas não trace objetivos impossíveis demais, ou fáceis demais. Saiba onde quer chegar e faça as contas do que precisa poupar para isso, de acordo com o tempo que você possui até lá.

Não tenha preguiça de pesquisar

Se você fizer uma pesquisa, poderá descobrir que existem opções mais baratas de produtos e serviços de qualidade similar ao que você está acostumado a comprar.

Procure por serviços, produtos e fornecedores mais em conta, seja na internet, seja em lugares próximos dos que você frequenta. No final do mês, essa economia poderá fazer muita diferença.

Compre no atacado

Fazer compras no atacado pode te trazer uma grande economia, com produtos por preços inferiores e promoções que fazem esse tipo de mercado ser uma ótima opção.

Por mais que o investimento inicial seja maior, já que mais produtos significa mais dinheiro gasto, a economia gerada vai valer a pena a médio e longo prazos.

Pense a longo prazo

Seguindo essa ideia, comece a pensar no futuro. Algumas abdicações podem valer a pena lá na frente, por mais que doam agora.

Assim, evite fazer compras supérfluas e pense que, a longo prazo, isso será desnecessário. Outra dica é evitar comprar pequenas quantidades de combustível ou alimentos no cartão de crédito, já que são de consumo imediato.

Além disso, faça contas de quanto dinheiro a mais você terá no final do ano caso poupe uma certa quantia por dia ou por mês. O resultado pode ser surpreendente e te estimular a economizar constantemente.

Simplifique hábitos e processos

Pequenas atitudes no dia a dia podem fazer uma grande diferença no fim do mês, como percorrer curtas distâncias a pé em vez de usar o carro, levar a família ao parque em vez de ir ao shopping ou fazer refeições em casa em vez de comer fora. Pequenas ações em conjunto podem gerar grandes resultados.

Ganhando mais

Como já dissemos algumas vezes em artigos do nosso blog, nada melhor do que melhorar a vida financeira. Ganhando mais além de gastar menos, você vai ver como juntar dinheiro rápido será muito mais fácil. Confira a seguir algumas das maneiras de se conseguir uma grana extra:

Venda coisas que não usa mais

É momento de desapegar. Muitas vezes, temos coisas em nossas casas que são dispensáveis e possuem um bom valor de venda, mesmo usados. Assim, é possível obter renda extra e ainda ajudar outras pessoas.

Hoje em dia, muitas pessoas utilizam plataformas online para vender e comprar produtos de forma simples e rápida.

Suba de cargo

E se o seu salário aumentasse, não seria ótimo? Então lute por isso. Assim, você aumenta a receita mensal e ainda dá um up na vida profissional. Afinal, quem não gostaria de ser promovido e reconhecido pelo próprio trabalho?

Vale lembrar que a estagnação no emprego pode ser algo prejudicial para a à saúde e à carreira profissional, afetando ainda outras áreas. Para saber como conseguir atingir este objetivo, confira nosso artigo sobre como subir de cargo em 9 passos.

Garanta uma fonte fixa de renda extra

Ter renda extra garante um gás na hora de juntar dinheiro, além de te salvar caso apareça um imprevisto ou algo que te obrigue fazer um investimento de última hora.

E não pense que será preciso um esforço descomunal: é possível ganhar dinheiro extra pela internet. De diversas maneiras, você pode se valer do meio online para conquistar um bom complemento financeiro todos os meses.

Abra o seu próprio negócio

Quem nunca pensou ou até mesmo sonhou em ser o seu próprio chefe? Assim, você faz seus horários, gerencia suas próprias tarefas, toma as rédeas do seu negócio e, claro, ganha muito mais dinheiro.

Escolha um área ou atividade que você domina, e crie uma ideia empreendedora em cima disso. E não pense que precisa pedir demissão do seu emprego atual: aprenda a empreender sem sair do emprego.

Junte-se a pessoas com interesses em comum

O networking é fundamental para o seu crescimento profissional e, consequentemente, para melhorar a sua saúde financeira. Busque ter contato com pessoas que possuem interesses em comum e que podem te agregar valor com parcerias e indicações.

Investindo a diferença

Agora que você já sabe como gastar menos e ganhar mais dinheiro, é o momento de investir a diferença entre o que sobrava antes e o que sobra agora. Aproveite o lucro que você teve para aplicá-lo em algo que possa lhe trazer um bom retorno financeiro. Para isso, vamos te ajudar com algumas dicas:

Defina o melhor modelo de investimento

Escolha o modelo que mais lhe agradar. Você pode investir em algo que lhe possibilite ter um ótimo retorno para ser a sua renda fixa ou em algo em algo que garanta uma renda extra, que pode melhorar o seu padrão de vida.

É possível emprestar para conhecidos cobrando juros, aplicar na poupança ou fazer investimentos mais rentáveis, como vamos explicar a seguir.  

Escolha investimentos a curto prazo

Investimento a curto prazo são inteligentes para ter um bom retorno em até dois anos e por apresentarem riscos menores. O Tesouro Direto é uma opção submetido à Selic e com prazo máximo de 2 anos. Sem perder nada, você poderá retirar esse investimento quando quiser.

Investir em Certificados de Depósito Bancário pode ser uma ótima alternativa para se ter lucro a curto prazo. A liquidez de títulos com lastro varia de 3 a 24 meses e possui um bom rendimento.

Invista pequenos valores

A partir de R$30 é possível investir no Tesouro Direto. Você não precisa juntar dinheiro para investir, e o quanto antes o dinheiro for aplicado, mais ele vai render.

O Tesouro Direto é um programa que foi criado em 2002 pelo Tesouro Nacional do Brasil com o objetivo de popularizar o acesso ao investimento em títulos públicos.

Reinvista os rendimentos

Reaplicar o lucro sobre os investimentos é criar uma bola de neve positiva. No momento do saque, no entanto, deixar um saldo garante renda por mais tempo. Garanta que o seu dinheiro continue rendendo mensalmente para que você tenha uma segurança maior.

Invista na poupança

Aplicando o seu dinheiro na poupança, você terá um rendimento anual que poderá lhe trazer uma tranquilidade para a sua saúde financeira. Uma vantagem da poupança é a de não haver incidência do Imposto de Renda.

Como foi possível ver neste conteúdo, juntar dinheiro é uma missão possível para qualquer pessoa, desde que haja boa vontade e determinação. Além disso, vimos também que, além de poupar os gastos, você pode buscar novas formas de ganhar mais dinheiro para ter um conforto financeiro.

Agora que você já sabe como juntar dinheiro rápido, se quiser se informar ainda mais e fazer uma planejamento para aumentar a sua renda, temos um artigo com dicas financeiras que podem te ajudar bastante. Leia agora!

Como juntar dinheiro rápido: 3 truques infalíveis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[if lte IE 8]
[if lte IE 8]
Bitnami