Qualquer profissão que lida diretamente com vendas exige grandes habilidades de comunicação e persuasão, pois conquistar a confiança de uma pessoa desconhecida e convencê-la a comprar algo pode ser uma tarefa bastante complexa.

Persuadir é uma arte que mistura elementos de comunicação verbal e corporal, técnicas de argumentação e conhecimentos sobre o comportamento humano, principalmente sobre suas tendências de consumo.

No artigo de hoje mostraremos algumas dicas úteis sobre persuasão em vendas para que você aperfeiçoe suas estratégias e aumente a sua renda.

1. Desperte empatia

Um dos primeiros passos para persuadir alguém a fazer algo é, sem dúvidas, despertar a sua empatia, pois, dessa forma, o bloqueio natural que as pessoas têm em confiar em desconhecidos é quebrado.

A partir do momento que o cliente tem empatia por você, na condição de vendedor, ele ouvirá seus argumentos com muito mais facilidade, permitindo que você transmita suas ideias sobre o produto ou serviço em questão.

Para isso, é preciso se colocar no lugar do consumidor, compreender a forma como ele pensa, tentar sentir o que ele sente e entender as suas motivações e valores.

Assim é possível obter um desempenho positivo, atendendo às necessidades do cliente e se comunicando com uma linguagem que fale diretamente com ele.

Vale lembrar que a empatia, para ser real, deve ser recíproca, caso contrário não terá efetividade.

2. Desperte o senso de urgência

Essa estratégia é comumente utilizada pelo varejo por conta do alto índice de competitividade e consiste, basicamente, em despertar no consumidor a impressão de que ele pode perder a chance de fazer um ótimo negócio se não se apressar.

Despertar o senso de urgência ou escassez é uma ótima técnica de persuasão em vendas, pois as pessoas têm um hábito natural de se interessarem mais por aquilo que não podem ter — ou, pelo menos, por algo que seja difícil de conseguir.

Você pode utilizar esse gatilho mental a favor de seu negócio, desenvolvendo promoções criativas ou chamadas inteligentes, em que fique claro que existem prazos, quantidades e condições limitadas para que o clientes adquira o seu produto ou serviço.

Mas é preciso cumprir com essas condições para que você não caia em descrédito com o consumidor e suas estratégias posteriores acabem sendo afetadas.

3. Prove que o produto vale a pena

Persuadir pode ser uma tarefa muito complexa, já que as pessoas tendem a, naturalmente, desconfiar do que estranhos têm a dizer, não é verdade? Por isso, é imprescindível que você tenha como provar que o que você diz, de fato, é verdade.

Nesse caso, você precisa provar que seu produto ou serviço vale a pena, destacando os benefícios que o cliente terá ao adquiri-lo e utilizá-lo.

Por isso, usar técnicas de storytelling, pode ajudar o cliente a imaginar o futuro e visualizar os proveitos que terá com essa aquisição. Afinal, a imaginação é uma arma tão poderosa quanto a empatia.

Para provar que o seu produto ou serviço vale a pena, tente:

  • alinhar os benefícios com os objetivos estabelecidos pelo cliente;
  • mostrar como é vantajoso comprar com você;
  • citar testemunhos de outros clientes satisfeitos por terem comprado o produto.

Entretanto, é preciso reconhecer quando uma técnica não está funcionando e saber a hora de parar. Se você perceber que a venda realmente não interessa o cliente, não insista. Você parecerá desesperado e perderá a credibilidade.

4. Seja confiante

Como citamos no tópico anterior, na condição de vendedor autônomo e dono de seu próprio negócio, você precisa ter credibilidade diante dos olhos do comprador, mas para isso é preciso demonstrar-se uma pessoa confiante.

Não basta, somente, ter uma boa apresentação e se vestir bem (é claro que isso também é muito importante), mas também mostrar pleno conhecimento sobre as dores e desejos do público-alvo e entender sobre o produto ou serviço que você está vendendo.

Na hora de argumentar com o cliente, foque sua persuasão em vendas nesses dois últimos aspectos, mostre para ele que o que você tem a vender não é um produto, mas a solução de seus problemas.

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4 dicas de persuasão em vendas

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